O 4º Congresso Florestal do Mato Grosso do Sul – MS Florestal, que acontece de 13 a 15 de abril, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, é realizado pela Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas (Reflore-MS). Este ano o tema do Congresso é o “Novos desafios da Indústria de árvores no MS”. No evento palestrantes de renome compartilham experiências relacionadas ao desenvolvimento do setor.
Atualmente Mato Grosso do Sul tem mais de 800 mil hectares plantados de eucalipto podendo chegar a mais de um milhão muito antes do previsto por ocasião do lançamento do Plano Florestal em 2008.
Um dos desafios do Congresso é otimizar ideias para utilizar a madeira plantada no estado para outros fins, atraindo outras indústrias e empresas da cadeia florestal: móveis, fósforo, palitos, dentre outros. O estado tem todos os recursos necessários, hidrografia, clima, topologia, além de energia gerada da própria matéria prima.
Este cenário transformará muitos municípios, gerará centenas de empregos e incentivará a abertura de novas micro e pequenas empresas de bens e serviços pela população local, que serão necessárias para atender e dar suporte a essas indústrias que se instalarão.
A abertura contou com a presença do presidente da Federação da Indústria de Mato Grosso do Sul (Fiems), Sérgio Longen, entre representantes de associações e empresas ligadas ao setor.