A 2ª Companhia de infantaria de Três Lagoas realizou na manhã desta segunda-feira, 2, a formatura de incorporação de 100 jovens da cidade e região que passam a servir o Exercito neste ano de 2015. De acordo com o comandante da 2ª Companhia de infantaria, major Nélio Moura Bertolino, cerca de 1.500 jovens de Três Lagoas e região passaram pelo alistamento militar, e 100 deles foram selecionados e incorporados para servir o Exército.
Segundo o comandante, existem critérios até chegar à seleção dos jovens, que passam por entrevistas e uma série de exames. Além disso, é analisado se eles têm perfil para o militarismo. O serviço militar inicial, de acordo com Bertolino, serve para que o país tenha uma massa de mobilização, além disso, é importante para a formação desses jovens. “Procuramos passar valores e fortalece-los, tanto na parte física, com treinamentos, bem como na parte afetiva, passando valores como dedicação, responsabilidade e civismo”, destacou.
O serviço militar obrigatório é de cerca de um ano, período em que esses jovens vão permanecer servindo o Exército. Aqueles que forem voluntários e tiverem conceito favorável, poderão permanecer no Exército até oito anos. Segundo Bertolino, a 2ª Companhia de infantaria de Três Lagoas é composta por 215 militares.
ANIVERSÁRIO
No dia 14 de fevereiro de 2015, a 2ª Companhia de infantaria de Três Lagoas completou 91 anos de existência. Bertolino comentou que, os primeiros militares chegaram à guarnição de Três Lagoas em 1.924, dentro do contexto da Revolução Paulista. “De lá para cá, nove décadas se passaram e, esse aquartelamento teve diversas denominações, até que, em 2003, passou a ser 2ª Companhia de infantaria de Três Lagoas”, comentou.
Segundo o comandante, houve muitas mudanças na estrutura do quartel, que já foi de cavalaria e, atualmente é de infantaria. “As nossas instalações são de 1.937. Foram construídas novas instalações, mas os materiais que dispomos hoje modificou bastante em relação aquela época”, revelou.
Em relação à localização da 2ª Companhia de infantaria, o comandante disse que o local onde está o quartel, é o ideal e privilegiado. Há 17 anos, o Exército de Três Lagoas tem uma parceria com a prefeitura na realização do projeto Pelotão Mirim, que atende 60 crianças no período inverso ao da escola.
CORRIDA
Para comemorar os 91 de criação da 2ª Companhia de infantaria, bem como o centenário de Três Lagoas, o comandante informou que algumas ações devem ser desenvolvidas no decorrer deste ano. Uma delas será uma sessão solene a ser realizada na Câmara Municipal e a outra será uma corrida de rua, marcada par o dia 28 de maio. A saída será na praça Senador Ramez Tebet, passando pelas avenidas Antônio Trajano e Capitão Olyntho Mancini, até o Cristo, com chegada na Lagoa Maior. Ao todo, serão oito quilômetros a serem percorridos. As inscrições serão gratuitas e a corrida será aberta para toda comunidade.