Nesta terça-feira (20) o governador eleito Eduardo Riedel convocou uma entrevista coletiva e apresentou a composição de mais algumas pastas do primeiro escalão do seu governo, a partir de janeiro. Dos cinco nomes anunciados hoje, três fazem parte do atual governo e vão continuar nos cargos.
Entre os nome apresentados, estão:
- Carlos Eduardo Girão de Arruda – Controladoria Geral do Estado (CGE)
- Antônio Carlos Videira – Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp)
- Pedro Caravina – Secretaria de Governo (Segov)
- Maurício Simões Correia – Secretaria de Saúde (SES)
- Jaime Elias Verruck – Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc)
Riedel informou que na próxima semana serão anunciados os titulares das Secretarias de Educação (SED), de Direitos Humanos e Assistência Social (Sedhas) e de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (Setescc).
PERFIL DOS FUTUROS GESTORES E RESPECTIVAS SECRETARIAS
(*com informações da Assessoria de Imprensa de Riedel e fotos de Saul Schramm)
Controlador Geral do Estado
Carlos Eduardo Girão é formado em Ciências Econômicas e em Direito. Tem mestrado em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas (2005). É auditor federal de Finanças e Controle, tendo atuado como diretor de Gestão Interna do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), chefe de Gabinete da Secretaria-Executiva da CGU, chefe da Controladoria Regional da União em São Paulo e em Mato Grosso do Sul.
Secretário de Justiça e Segurança Pública
Antonio Carlos Videira, ingressou na carreira da área da Segurança Pública no ano de 1990, quando foi aprovado no concurso para Escrivão de Polícia, sendo empossado na delegacia de Polícia Civil de Fátima do Sul. Logo depois, atuou no Grupo de Operações de Fronteira (GOF), na época comandado pelo coronel da Polícia Militar, Adib Massad, onde permaneceu até 1999. Em 1995 concluiu a graduação de Bacharel em Direito e na sequência cursou pós-graduação em Processo Civil. Aprovado no concurso para delegado de Polícia Civil assumiu no ano 2000. No final de 2014, Carlos Videira atingiu o topo da carreira de delegado sendo promovido para classe especial. Em 2015 passou a ocupar o cargo de superintendente de Segurança Pública da Sejusp. Em 2016 assumiu a função de secretário-adjunto da Secretaria de Justiça e Segurança Pública e, em 2017, passou a comandar a Sejusp/MS.
Secretário de Governo
Pedro Caravina é deputado estadual eleito, formado em Direito e pós-graduado em Gestão Pública. Esteve à frente da administração do município de Bataguassu por dois mandatos, além de outros dois mandatos à frente da presidência da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul). Caravina é delegado aposentado e integra a Executiva Estadual do PSDB na função de primeiro-secretário.
Secretário de Saúde
Maurício Simões Corrêa é médico, cirurgião de cabeça e pescoço. Esteve na direção da Unimed Campo Grande, onde ocupou vários cargos, em diferentes mandatos, entre eles, o de diretor-financeiro e diretor-presidente. Também foi diretor-presidente da Federação da Unimed Mato Grosso Sul e diretor-presidente da Unicred.
Secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação
Jaime Elias Verruck é economista, doutor em Desenvolvimento e Planejamento Territorial pela UCM (Universidade Complutense de Madrid) e possui cursos de formação executiva em Estratégias e Inovação pelo INSEAD/França, pela Universidade da Pensilvânia/EUA (Wharton) e pelo Programa CEO FGV. Foi diretor corporativo do Sistema FIEMS (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul), responsável pela gestão estratégia do SESI, SENAI, IEL e FIEMS.
Acesse abaixo o link da reportagem anterior e conheça o perfil dos outros secretários anunciados na semana passada.