Oito empresas que pretendiam instalar suas indústrias em Três Lagoas perderem direito a área que receberiam do município para edificar seus empreendimentos. Projetos de leis de autoria do Executivo e aprovados pelo Legislativo, revogando a doação das áreas, foram publicados na edição de ontem do Diário Oficial do Município.
A revogação dos projetos ocorreu porque as empresas não deram andamento no processo de instalação das indústrias nessas áreas no prazo estabelecido. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luciano Dutra, os projetos de leis solicitando a doação de área são de 2009 a 2012, mas que, até hoje não instalaram suas indústrias. Após a aprovação dos projetos pela Câmara, as empresas têm 18 meses para construir e colocar em operação a indústria.
Entretanto, segundo o secretário, o prazo pode ser estendido, dependendo da situação. Em alguns casos, a prefeitura estende o prazo em razão da demora para as empresas conseguirem as licenças ambientais necessárias para dar início ao projeto. Entretanto, em outros casos, as empresas não iniciam as obras e também não dão satisfação ao município.
As empresas que perderam áreas no Distrito Industrial são: Adair Pereira, Coletti Produtos Siderúrgicos Ltda, Feec Química Ltda, Mercopack Embalagens Centro-Oeste Ltda, Linhas Nice Ltda, Tecnocell Industrial Ltda, Homy Indústria e Comércio de Produtos Químicos, Projardi Indústria, Comércio, Importação, Exportação e Serviços Ltda. Juntas essas empresas pretendiam gerar 355 empregos diretos.