No objetivo de regularizar a comercialização do pão francês, a partir de 1º de junho, ele deverá ser vendido somente por peso do quilograma, e não mais por valor unitário como ainda acontece em alguns estabelecimentos. Em Três Lagoas há padarias de bairro, até mesmo das mais antigas que ainda comercializam o pão francês por valor unitário, o preço varia entre R$ 0,50 a R$ 0,60. Estes estabelecimentos deverão se adequar a portaria a partir de junho.
As determinações sobre como o produto deve ser comercializado constam em uma Portaria do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) publicada no dia 23 de abril no Diário Oficial da União.
“Aqui a maioria dos clientes preferem comprar o pão francês por valor unitário. Temos a opção da venda por kilo também, mas grande parte dos clientes não pedem para pesar. O lado bom disso é que as vezes o pão passa um pouco do tamanho e sai pelo mesmo valor, se comprado pelo valor da unidade e, quando é por kilo, o cliente paga a mais por isso”, diz Regiane de Souza Ribeiro, proprietária de Padaria no bairro Santa Luzia.
A normativa do Inmetro, estabelece ainda as características da balança a ser usada em mercados e padarias e especificações da placa para indicar o preço do produto, que deverá ser fixada próxima ao balcão de venda e em local de fácil visualização pelo consumidor.
Para a balança, as normas exigem que a menor divisão seja igual ou inferior a 5 gramas, indicando o peso e o preço por quilo do produto
Confira a reportagem: