Com uma palestra empolgante e descontraída, a profissional de vendas Lucia Haracemiv concluiu mais uma edição do evento CBN em Ação, realizado na noite desta terça-feira (16), no espaço Aliançados Arena. O encontro integra o maior ciclo de eventos corporativos já realizado no Estado, promovido pelo Grupo RCN. Lucia inicou a palestra com um desafio de associação lógica para o público que interagiu e aplaudiu muito a palestrante.
A profissional trouxe para Mato Grosso do Sul ensinamentos para o desenvolvimento estratégico de empresas e empresários. Sempre iteragindo com os presentes, ela perguntou ao público quem ali achava que não vendia por causa do valor do produto. "Valor é ser diferente, é ter significado. Você precisa saber comunicar para os concorrentes o porque sua empresa pode cobrar mais caro. Precisa ter essa construção para o cliente saber. Caso isso não aconteça, sua empresa pode vir a falência", explicou.
"Vendas tem que ser igual relógio. Tem que olhar todo dia. Eu olho todos os dias. Eu não durmo sem fechamento das minhas quatro empresas. Qual é o pulso? Qual o seu termômetro de gestão? Quantos clientes que te procuram compram com você? Aumentou ou diminuiu em relação ao ano passado? Às vezes vocês têm ouro na mão e não sabem. Vocês precisam saber de tudo, se não vira a casa da mãe Joana", orienta.
Lucia ainda alerta sobre os vendedores. “Vendedor ruim está sempre com tempo, ele não investiga, não faz pós-venda e está sempre disponível para jogar o seu cliente no colo do concorrente”.
Sempre brincando com o público, Lucia pergunta "quem aqui já se apaixonou?" e é assim que ela se refere a uma empresa. "Se apaixone pelo seu negócio, regue ele, cultive e cuide. Pesquise para aprender e encare para vender".
Ela finalizou enfatizando que "a gente precisa acreditar no nosso negócio. Acreditar que temos espaço. Esse já é o primeiro passo para o sucesso".
Lucia é responsável pela criação e aperfeiçoamento de uma metodologia inovadora que tem contribuído para melhoria da produtividade de vendas de mais de 500 clientes no Brasil. Empresas como General Motors, Engie, Nestlé, iFood, Carrefour, MRV, entre outras. Atua também como mentora de Vendas para empreendedores ENDEAVOR.
CBN em Ação 2022
O projeto do Grupo RCN de Comunicação traz 11 encontros com personalidades renomadas nacionalmente em setores ligados à economia. As palestras são realizadas em Campo Grande, Três Lagoas e Dourados.
Na sequência, na capital, em 25 de outubro, será a vez do público conferir a palestra do head de estratégia e inovação, Carlos Júlio e, encerrando o ano, no dia 6 de dezembro, o palestrante será Gustavo Loyola, ex-presidente do Banco Central do Brasil.
Em Três Lagoas, os convidados são Teco Medina (17 de agosto) e Carlos Júlio (26 de outubro). Já Dourados recebe Carlos Júlio no dia 13 de setembro.