Veículos de Comunicação

RCN Agro 2023

Palestra sobre mercado de commodities esclarece dúvidas de investidores

Terceira edição do RCN Agro foi realizada na Famasul, Federação da Agricultura de Mato Grosso do Sul

Cristiano Palavro, analista de mercado - Celso Magalhães/CBN-CG
Cristiano Palavro, analista de mercado - Celso Magalhães/CBN-CG

Uma plateia com olhares atentos a um tema que movimenta a economia de Mato Grosso do Sul, o agronegócio. Produtores rurais, investidores e consultores do setor rural estiveram presentes na 3ª Edição do RCN Agro, realizado no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul).

Promovido pela Rádio CBN Campo Grande e Grupo RCN, o evento trouxe para Campo Grande o analista de mercado Cristiano Palavro, engenheiro agrônomo e sócio-diretor da Pátria Agronegócios. Durante a palestra, ele destacou que vê com preocupação o mercado climático da safra de grãos que se inicia.

O analista alertou que a safra 2023/2024 é uma das mais desafiadoras dos últimos tempos. Além das incertezas de mercado, o fenômeno el Ninho complica o atual cenário, principalmente diante da queda de preços das commodites. Por outro lado, Cristiano Palavro afirma que há um cenário positivo para os produtores rurais de soja e milho.

"A demanda está aquecida. A gente vê que, apesar de uma desaceleração da economia chinesa, os níveis de demanda deste ano superaram as expectativas e isso tem condições de continuar daqui pra frente. Nós vamos fechar esse ano com o maior esmagamento de soja no nosso mercado interno, então isso deve continuar também", comentou.

Outro ponto destacado pelo especialista foi o 'bom momento' para o mercado de biocombustíveis, que estão diretamente ligados à cadeia de produção de soja e milho, contribuindo para o aquecimento da demanda interna. "A demanda é sem dúvida um fator de suporte, é uma notícia positiva. É claro que o crescimento da oferta está superando o crescimento da demanda, mas a demanda é firme, a China continuará comprando do Brasil", completou.

Cristiano e Eduardo CamargoCristiano e Eduardo Camargo

O Gerente de negócios do escritório Sicoob Nosso, em Campo Grande, Eduardo Camargo, disse que a palestra foi esclarecedora e que a dica é ficar mais atento às oscilações de mercado neste momento para buscar as melhores janelas de negociação.

"Quem veio aqui está saindo muito satisfeito porque a gente teve oportunidade de conversar com a pessoa que está realmente sabedora dos números, principalmente a nível de estoque mundial, e isso acaba mexendo com os valores futuros. Então, toda essa palestra, trazendo as perspectivas sobre o mercado, preços e estoques mundiais […] foi muito agregador e espero participar das próximas oportunidades em breve", ressaltou Eduardo.

Como e quando utilizar o seguro como forma de travar as oscilações de preços do mercado foi outro tema que chamou a atenção do público. 

Romeu de Souza e Cristiano PalavroRomeu de Souza e Cristiano Palavro

O produtor rural Romeu Barbosa de Souza, veio de Porto Murtinho, onde é presidente do Sindicato Rural,  para acompanhar o evento.  Ele pretende reunir conhecimento sobre o mercado a tempo do início de mais uma colheita de grãos. "Vamos mostrar para os produtores de Porto Murtinho essa ferramenta que, não é nova, mas, é pouco utilizada por eles", disse.

 

Jonatan gerente do SicrediJonatan Santos, gerente do Sicredi Campo Grande

O gerente de Negócios Agro na Sicred Campo Grande, Jonatan Andrade dos Santos, também aproveitou a oportunidade para tirar dúvidas com Cristiano Palavro sobre a viabilidade econômica na contratação de seguros. "saber se o custo é justo, se não é justo e se dá pra fazer de alto e baixo ao mesmo tempo. Então, a gente tem agora uma expectativa de trazer mais a realidade ao dia a dia do produtor […] a questão dele conseguir se proteger melhor, não só no mercado da safra, como da safrinha e também se atentar à macroeconomia e não só à nossa região", destacou o gerente.

Estêvão Congro em entrevista à CBNEstêvão Congro durante entrevista à CBN CG

O diretor-executivo do Grupo RCN, Estêvão Congro, reafirmou o compromisso de difundir o conhecimento em prol do desenvolvimento econômico regional. Para o executivo, palestras como essa facilitam a análise de negócios para os produtores.

"O propósito é, através dos nossos ouvintes, parceiros e patrocinadores, levar esse tipo de informação de qualidade. Em momentos de incerteza como esses que foram retratados aqui, é a informação que faz com que o produtor, ou quem participa da cadeia, consiga tomar a decisão de forma mais acertiva possível, minimizando possíveis erros em momentos tão desafiadores", concluiu.