Embora o tradicional pão francês já seja comercializado por quilo na maioria dos estabelecimentos, alguns locais ainda o vendem por preço unitário, como é caso de padarias em bairros, por exemplo. Porém, a partir de 1º de junho, ele deverá ser comercializado somente por peso do quilograma, e não mais por valor unitário como acontece em alguns estabelecimentos.
O preço do quilo do produto deverá ser afixado próximo ao balcão de venda, em local de fácil visualização pelo consumidor, além de ser grafado com dígitos de pelo menos 5 centímetros de altura.
As determinações sobre como o produto deve ser comercializado constam de uma portaria do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) publicada nesta sexta-feira (23), no Diário Oficial da União.
A normativa estabelece ainda as características da balança a ser usada em mercados e padarias e especificações da placa para indicar o preço do produto, que deverá ser fixada próxima ao balcão de venda e em local de fácil visualização pelo consumidor.
Para a balança, as normas exigem que a menor divisão seja igual ou inferior a 5 gramas, indicando o peso e o preço por quilo do produto. (com informações Agência Brasil)