O diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), Nelson Cintra, falou sobre o potencial turístico que Três Lagoas possui no cenário nacional, em entrevista ao programa Bom Dia Três Lagoas, exibido pelo Canal 13 – TVC.
Na ocasião, Cintra contou que a Fundação vem recebendo grandes estímulos para fomentar o turismo na região leste do estado. “Pantanal e Bonito são destinos já consagrados em Mato Grosso do Sul. É preciso criar novos roteiros que interessam à população”, diz.
Para o diretor, é necessário que cada região do estado explore o que possui de melhor. Três Lagoas, em especial, é uma cidade com poucos eventos culturais, no entanto três deles se destacam a nível nacional, que são: torneio de pesca esportiva, promovida pela Associação de Pesca Esportiva de Três Lagoas (APETL); o Motoshow e o Três Lagoas Florestal. “Cada um destes eventos atrai um público diferente e o que eu noto é que pessoas de diversos estados vêm para a cidade para prestigiar, isso é um ganho muito grande para o município. É preciso fomentar mais atividades como essas para alavancar o turismo local”, afirma Cintra.
Três Lagoas, na opinião do diretor-presidente, está pronta para receber turistas. “A cidade conta com uma rede hoteleira muito forte, o que é primordial para qualquer cidade turística”.
O turismo, segundo Nelson, é uma das pastas com menos investimentos no estado, porém o governador Reinaldo Azambuja muito tem cooperado com a fundação para que mais cidades sul mato-grossenses tenham a economia fortalecida com o turismo. Segundo Cintra, em momentos de crise o governo e os empresários se agarram a qualquer possibilidade de geração de emprego e rendimento econômico. “É isso que queremos. Fomentar o turismo e movimentar a economia de uma cidade”.
Com o objetivo de promover Três Lagoas como mais uma cidade turística do estado, Nelson Cintra tem nesta terça-feira, 2, duas reuniões agendadas pela manhã. A primeira é com os vereadores e posteriormente com a prefeita Márcia Moura. “A intenção é que por meio de uma parceria consigamos traçar roteiros turísticos na cidade”, explica.
Cintra tem interesse em conhecer a entrada que liga Mato Grosso do Sul a São Paulo, pois a proposta é a construção de um Centro de Atendimento ao Turismo (CAT), que já existe em outras cidades no estado. “O CAT tem que ser feito em um local estratégico, onde seja visto por pessoas de outras cidades ou estados que estão chegando a Três Lagoas, para que já sintam vontade de conhecer os destinos turísticos que o município oferece”.
BOLSÃO
A região leste de MS possui outros destinos além de Três Lagoas. A cidade de Aparecida do Taboado tem um dos rodeios mais famosos e tradicionais do país – o Taboadão – que reúne turistas de diversos estados. “É preciso que eventos culturais aconteçam com mais frequência na cidade”, afirma Cintra.
SOCIAL
O turismo é capaz de gerar mais emprego e movimentar a economia local, mas viajar e ter momentos de lazer também é uma das vantagens apontadas pelo diretor-presidente da Fundtur. “É preciso ter os olhos voltados à população, com opções de roteiros turísticos diversificados. Três Lagoas possui grande potencial para se tornar esta cidade”, conta.