Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito Brasil, aponta que 68,5% dos empresários sul-mato-grossenses reduzem os preços dos produtos quando o pagamento é feito em dinheiro. Essa prática vem se tornando comum entre os lojistas de todo o Estado, inclusive os de Três Lagoas. Segundo a comerciante Edineide Alves, a estratégia é para atrair clientes e garantir a venda.
“Um produto que custa R$ 210 a prazo, por exemplo, cai para R$ 200 se for pago no débito, mas, se o cliente pagar em dinheiro, o valor final é de R$ 170. Tento de todas as formas ‘fisgar’ o cliente e vender meu produto”, explica Alves.
A operadora de caixa de uma loja de calçados na área central da cidade, Stefany de Oliveira, afirma que o desconto para o pagamento no débito é o mesmo valor do desconto no crédito, no entanto, se o pagamento for feito em dinheiro o desconto é maior, podendo chegar até a cinco por cento. “Assim economizamos com um gasto, que é o custo da operação com cartão de crédito”, relata.
Pagamento feito à vista, geralmente, é vantajoso tanto para o empresário, quanto para o consumidor. É o que garante a autônoma Maria Lucia Miguel, que admite comprar, na maioria das vezes, à vista, justamente para se beneficiar dos descontos. “Primeira coisa que observo é se a loja está em promoção e depois pechincho no preço”, brinca.
Na última compra que fez, há duas semanas, a autônoma adquiriu oito peças de roupas. “Já pagaria mais barato por se tratar de uma promoção, mas, no final das contas, ainda tive um desconto de quase oito por cento em cima do valor total”, conta.