O paratleta três-lagoense Felipe Araújo vai hoje a São Paulo representar a cidade e o Estado de Mato Grosso do Sul em competições de lançamento de disco, categoria F-44, na 2ª Etapa do Circuito Caixa. O torneio, que possui disputas de atletismo, natação e halterofilismo, vai de hoje até dia 13, no Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, na Capital paulista.
A vaga de Araújo foi conquistada com uma medalha de prata obtida na primeira etapa do circuito, em julho, também em São Paulo, com a marca de 28,90 metros.
O circuito é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pela Caixa. Esse é o mais importante evento paralímpico nacional das três modalidades, composto por quatro fases regionais e três nacionais.
Felipe Araújo começou a treinar em janeiro deste ano e já desponta no cenário nacional. Ele participou apenas da etapa regional, em Uberlândia (MG), onde garantiu vaga para o Circuito Nacional, onde já conquistou medalha de prata.
O paratleta, patrocinado pela Mega Fitness Academia e Tattoo Old, faz parte do Projeto Esporte Adaptado, desenvolvido pela Prefeitura de Três Lagoas e a Associação Três-lagoense de Atletismo (ATA), por meio dos professores e técnicos Roney Araújo e Lila Alencar.
Mesmo conquistando o segundo lugar na primeira etapa nacional, Felipe não ficou satisfeito. “Sei que poderia ter conquistado o primeiro lugar. A medalha escapou da minha mão. Agora, adquiri mais experiência, treinei para melhorar a minha passada e giro, estou trabalhando para ter um resultado bem melhor do que na 1ª etapa”, ressaltou.
Nas provas estarão presentes atletas que brilharam nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto (Canadá), em agosto, e ajudaram o Brasil a alcançar o primeiro lugar no quadro geral de medalhas, com 109 de ouro, 74 de prata e 74 de bronze, 257 no total. A terceira e última etapa nacional do circuito será disputada de 5 a 8 de novembro, em São Paulo.