A Páscoa deve movimentar no comércio de Três Lagoas, R$ 6,8 milhões em compras com ovos e chocolates. É o que prevê a pesquisa da Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul (Fecomércio) realizada com a Universidade Anhanguera-Uniderp e Fundação Manoel de Barros, que ouviu 200 pessoas no período de 9 a 19 de março e divulgada ,ontem, 24.
O valor representa um acréscimo de 48% em relação ao ano passado, quando foram movimentados R$ 4,2 milhões na economia três-lagoense. A pesquisa de intenção de compras para o período da Páscoa mostra também que o setor movimentará R$ 111,9 milhões em vendas de produtos relacionados à data em todo o Mato Grosso do Sul. No ano passado, o levantamento indicou um movimento de R$ 108,8 milhões.
De acordo com o levantamento, 86% da população economicamente ativa de Três Lagoas, o equivalente a 65 mil pessoas, irão às compras neste ano e pretendem gastar, em média, por presente, R$ 124. Três Lagoas apontou, inclusive, o maior valor médio a ser gasto com compra de chocolates. Em seguida, aparece Chapadão do Sul e São Gabriel do Oeste com R$ 94 e, Nova Andradina com R$93. Para a Fecomércio, esse montante estimado a ser gasto pela população desses municípios, deve-se ao fato dessas cidades possuírem uma pujança nas atividades agrícolas e industrial, nesta última situação, enquadra-se Três Lagoas.
PREFERÊNCIA
Ainda de acordo com dados da pesquisa divulgada ontem, 54% dos entrevistados afirmam que as compras vão ser direcionadas para ovos de Páscoa, 13% para caixa de bombons e 2% para chocolates caseiros. O levantamento aponta ainda que, 48% dos consumidores dizem que vão pagar em dinheiro, 34% com cartão de crédito e 14% com cartão de débito.
A pesquisa aponta que, 49% dos entrevistados vão comprar em supermercados, 43% em lojas do centro e 7% em estabelecimentos localizados nos bairros. Ainda de acordo com a Fecomércio, 37% dos compradores indicaram que os preços estão mais altos do que no ano passado, 22% afirmam que estão iguais, e os outros 38%, garantem que não se lembram do preço dos produtos em 2014.
Segundo a pesquisa, para 33% dos consumidores entrevistados, a escolha do presente de Páscoa será feita em função da oferta de promoção e brindes, para 29% em razão do desconto de preço oferecido pelo comércio e para 11% devido a propaganda do produto.