Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Pedra fundamental do Horizonte 2 terá presença do governador de MS

Fibria confirma projeto de ampliação da planta de Três Lagoas em outubro

Imagem captada de filme produzido pela Fibria para divulgação da planta de Três Lagoas - Divulgação/Fibria
Imagem captada de filme produzido pela Fibria para divulgação da planta de Três Lagoas - Divulgação/Fibria

A Fibria confirmou ontem que lançará a Pedra Fundamental do Projeto Horizonte 2 no dia 1º de outubro. As obras de expansão da fábrica já foram iniciadas e, atualmente, 500 pessoas já foram contratadas para trabalhar no projeto. No pico da obra, serão cerca de oito mil trabalhadores contratados.

Segundo o chefe da Casa Civil do governo do Estado, Sérgio de Paula, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) estará presente no evento, que marcará oficialmente a ampliação da unidade em Três Lagoas. O projeto de expansão da Fibria está orçado em R$ 7,7 bilhões, um dos principais investimentos privados em andamento no país e que tem contribuído para a geração de emprego e renda.

Ontem, a Fibria anunciou a contratação de novos pacotes de serviços e equipamentos, que consolidam o Projeto Horizonte 2. A empresa Veolia foi contratada para o Pacote das Ilhas de Águas, que prevê a construção de unidades para a produção de água desmineralizada para a caldeira de recuperação, tratamento de água bruta em água industrial e tratamento de efluentes, além de unidades para polimento de condensado e para produção de água de selagem.

O contrato com a empresa AkzoNobel prevê a construção de uma planta de produção de dióxido de cloro com capacidade de 60t/d e tancagens de produtos químicos, todos utilizados no processo de branqueamento da celulose. Já a empresa Fortes Engenharia foi contratada para construção dos prédios para uso durante as obras, incluindo o centro social, restaurante, ambulatório médico, escritórios e canteiros para empreiteiras.

A Fibria também contratou o Pacote de Gerenciamento da Central de Serviços Administrativos com a empresa Meta Gerencial Projetos e Obras, para gerir os serviços de limpeza, hospedagens, transportes, segurança patrimonial, restaurante e canteiros da obra, entre outros.

Ainda de acordo com a Fibria, o Projeto Horizonte 2 terá cerca de 60 fornecedores locais. Ao longo das obras, a empresa promoverá 500 mil horas de treinamento na área florestal e outras 390 mil horas de treinamento na área industrial.