Uma nova pesquisa da SPC Brasil revelou que 47% dos jovens da chamada "geração z", com acesso a grandes quantidades de informação e recursos tecnológicos, não realizam o controle das finanças e também não estão preocupados com a atual vida financeira. A pesquisa foi feita em diversos pontos do país e, em Três Lagoas, as opiniões se divergem.
O levantamento envolve jovens com idades entre 18 e 24 anos. Na pesquisa, a principal justificativa dos entrevistados é o fato de não saber fazer o controle financeiro, outros alegam preguiça, também afirmam não ter disciplina ou rendimentos.
“Eu acabei gastando demais e, agora, estou muito preocupada com a minha vida financeira nesses próximos meses. Não tenho reserva, preciso fazer reserva, mas ainda não sei como. Está muito difícil”, pontuou a universitária Amanda Baratelli.
A estudante Juliane Kalline destaca não gasta com coisas supérfluas. Porém, segundo ela, os amigos e muitos familiares não têm controle das finanças e gastam mais do que podem. “ Eu sou bem seguro e sempre administro meus gastos. Mas muita gente que eu tenho convívio não se preocupa não”.
Ainda segundo o levantamento, quatro em cada dez entrevistados já estiveram com o nome negativado. Ao comentar as razões, os jovens mencionam a perda do emprego, ou gastaram mais do que podiam e o empréstimo do nome para terceiros.
Confira a reportagem abaixo: