Durante reunião realizada nesta semana, representantes da Petrobras informaram ao presidente da Associação Comercial e Empresarial de Três Lagoas (ACETL), Atílio D’Agosto, que a dívida da UFN 3 (Unidade de Fertilizantes Nitrogenados) com fornecedores do Mato Grosso do Sul – de cerca de 25 milhões, e também de empresários de Três Lagoas – entre R$ 11 e R$ 12 milhões, podem ser quitadas em janeiro, por meio de um cronograma que vem sendo desenvolvido.
Atílio citou que, na reunião realizada na sede da Petrobras, no Rio de Janeiro, que contou com a presença da prefeita Marcia Moura, os diretores da estatal deixaram clara a preocupação e interesse em pagar os empresários, porém não arriscaram definir uma data precisa.
“Vem ocorrendo uma significativa evolução nas negociações, mas é preciso haver um pouco mais de paciência e evitar novas manifestações por parte dos fornecedores. Estamos articulando e, quem sabe dentro de 20 dias a situação esteja resolvida e todos recebam. Se entrarem na Justiça, o tempo para conclusão é muito maior do que o que estamos conseguindo alcançar fazendo de forma pacífica”, avaliou o presidente da Associação. “O objetivo deles é quitar o mais rápido possível”, completou.
BUROCRACIA
Atílio lembra ainda que existe a possibilidade da empresa chinesa Sinopec assumir a dívida e a obra – iniciada em 2012, e que atualmente está paralisada, porém lembra que não há nada concreto, por questões burocráticas. “O contrato apresenta muita complexidade. É preciso quebrar cláusulas, o que resulta numa dificuldade no rompimento desse contrato e consequentemente na definição de data precisa para quitar essas dívidas. Objetivo é fazer com que a obra seja assumida por outra empresa ou até a formação de um novo consórcio”, destacou.
VÍDEOCONFERÊNCIA
O presidente da ACETL comentou que os diretores da Petrobras já agendaram para o próximo dia 30, às 15h30, uma videoconferência, oportunidade em que já pode haver a concretização de um cronograma de pagamento aos fornecedores. Além dos representantes da Petrobras, também participam dessa reunião Atílio D´Agosto, a prefeita Marcia e representantes da Sinopec.
“Os fornecedores não ficarão sem receber. Foi a garantia que representantes da Petrobras nos deu”, concluiu Atílio.