Veículos de Comunicação

4

PIB de 2009 deve ficar abaixo de 1,2%

A avaliação é do economista-chefe do Unibanco Marcelo Salomon

O Brasil deve crescer menos de 1,2% este ano, na avaliação do economista-chefe do Unibanco, Marcelo Salomon. "A gente estava pensando em reduzir (a projeção) para 1,2% ou 1,3%, mas acho que vem bem abaixo disso", disse. Salomon acredita que a economia brasileira pode já estar em recessão técnica. Para ele, o último trimestre de 2008 deve ter contração "bastante forte", ao redor de 2,5% de queda, e o 1º trimestre de 2009, segundo ele, não será "tão grave" como no último trimestre de 2008, mas ele ainda considera que uma queda no PIB de 0,2% "é factível". 

"No último trimestre, houve grande desaceleração no mundo inteiro e, pelos dados que vimos até agora, não foi diferente no Brasil. Mas creio que a desaceleração no 1º trimestre será menor do que no último trimestre do ano passado", acrescentou.

Segundo Salomon, resta saber agora qual será a herança deixada pelo último trimestre para a economia brasileira e mundial para o início deste ano. Ele avaliou que ainda é cedo para dizer que o pior da crise (global) já passou. "É muito cedo para falar que o pior já passou e haverá uma recuperação sistemática. Mas o pânico do mercado financeiro de setembro e outubro, acho que a gente não vai ver de novo", avaliou.