Veículos de Comunicação

Investimento

PIB pode ter aumento de 5,8% no Estado em 2022

Alta esperada tem influência de investimentos de mais de R$20 bi em fábricas

Indústria de celulose em Ribas do Rio Pardo contribuirá para alta do PIB - Saul Schramm/Portal dE MS
Indústria de celulose em Ribas do Rio Pardo contribuirá para alta do PIB - Saul Schramm/Portal dE MS

A expectativa de crescimento para o PIB (Produto Interno Bruto), em Mato Grosso do Sul, em 2022, é de 5,8%. Isso porque nos próximos anos são esperados investimentos de mais de R$ 20 bilhões, apenas com a instalação da fábrica de celulose da Suzano em Ribas do Rio Pardo, e a usina de etanol de milho Neomille, em Maracaju.

Os dados foram divulgados pelo secretário de Produção e Meio Ambiente, Jaime Verruck.
O secretário destacou que a retomada da economia deve impulsionar os resultados. Dados do Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados (Caged), órgão vinculado ao Ministério da Economia, divulgados na semana passada, mostraram que em março foram gerados 5.152 novos empregos no Estado, o que eleva para mais de 5 mil novas vagas no primeiro trimestre de 2021. Foram 3.666 em janeiro e 7.032 em fevereiro. O saldo desses três primeiros meses de 2021 é mais que o dobro do total apurado no primeiro trimestre de 2020, quando foram criados 7.548 novos empregos. No mês passado foram mais de 3.500 empregos criados.

Jaime Verruck disse apostar no diálogo permanente com os setores produtivos para crescimento da economia. “É importante lembrar que os protocolos devem ser mantidos. Tivemos no primeiro semestre recorde de empregos formais gerados e isso mostra destaque para o setor de serviços que foi o mais afetado e, por isso, aceleramos a retomada. A pandemia não passou, mas estamos gerenciando, para manter empregos formais e gerar empregos”, destaca Verruck.