Veículos de Comunicação

Oportunidade

Polícia Militar de Três Lagoas vai acompanhar manifestação de domingo

Preocupação do comando da PM é com possíveis oportunistas

Major Élcio de Almeida se reuniu ontem com algumas lideranças do movimento - Elias Dias/JP
Major Élcio de Almeida se reuniu ontem com algumas lideranças do movimento - Elias Dias/JP

A Polícia Militar de Três Lagoas vai acompanhar a manifestação que acontecerá em Três Lagoas neste domingo, dia 15, contra a corrupção e o governo federal. Os detalhes da manifestação foram apresentados, ontem, ao subcomandante do 2º Batalhão da PM, o major Élcio de Almeida, por representantes de grupos envolvidos com o protesto.

O encontro foi solicitado pelo comando da PM, com o objetivo de delinear o plano estratégico de segurança da polícia e também repassar algumas orientações às lideranças do movimento. “Foi uma reunião tranquila, mais para repassar as orientações de segurança aos manifestantes”, disse Élcio. Participaram entidades como Associação Comercial e Industrial de Três Lagoas, Rotary Club, representantes de Lojas Maçônicas e da organização não-governamental, Mães Guerreiras.

Segundo o subcomandante, o trabalho dos policiais militares não será coibir o ato público, mas garantir a segurança dos manifestantes e a ordem pública. A preocupação da PM, informou, é com pessoas oportunistas, que podem querer se aproveitar do ato cívico de protesto para provocarem desordem ou vandalismo. “Nesses casos, vamos agir, sem sombra de dúvidas. E a nossa orientação é que, caso o manifestante flagre uma situação como esta, se afaste do grupo de vândalos, ou, se for algo de grande proporção, sente-se no chão para demonstrar que não faz parte daquele ato. Mas acredito que em Três Lagoas será tranquilo. Até mesmo porque, os representantes com quem estive reunido informaram que vão suspender a manifestação em caso de desordem. Essas situações de vandalismo e desordem são mais comuns em grandes centros”, destacou.

De acordo com o major Élcio, o processo de organização das manifestações, que aconteceu principalmente pelas redes sociais, estava sendo acompanhado, há algum tempo, pelo Serviço de Inteligência da Polícia Militar. “O serviço de inteligência já estava monitorando essas manifestações e não foi flagrado nada que pudesse nos preocupar. Mas, de qualquer forma, vamos estar lá e se houver atos de vandalismo, vamos agir”.

OPERAÇÃO

Em Três Lagoas, a manifestação está marcada para às 14h, na praça da Igreja Matriz, de onde os participantes sairão em passeata até a praça Senador Ramez Tebet, ponto escolhido para concentrar o protesto.

Todo o trajeto será acompanhado, à distância pela Polícia Militar, que irá interditar ruas e desviar o trânsito durante a passeata. Sem falar em números, o major Élcio de Almeida informou que o policiamento na região central será reforçado.

&saibaA expectativa é que a manifestação reúna cerca de 500 participantes. O protesto é, entre outros temas, contra a corrupção, contra o governo do PT, pela saída da presidente Dilma Rousseff encontra o desemprego, os reajustes na energia e combustível, além de outros tributos.