Mexer ou não mexer no preço, eis a questão. Saber quando, como e quais produtos devem ter seus preços reajustados diante das mudanças constantes dos índices inflacionários e anúncios rotineiros de aumento dos combustíveis é essencial para manter seu negócio em ordem.
A dúvida de muitos, se pode reajustar os preços com inflação alta, foi respondida pelo economista Hudson Garcia na coluna CBN Finanças desta sexta-feira (17). "Deveria sim [reajustar], mas é preciso fazer uma reflexão", explica.
"Qual o seu setor? Se for o de combustíveis e alimentos, não tem como, precisa reajustar, pois o prazo de giro do estoque é muito curto, assim como o prazo de pagamento de fornecedores. Recomendo que tenha muito cuidado com perdas, pois é nisso que pode estar o grande rombo de sua empresa", completa o economista.
Garcia continua afirmando que, dependendo do setor, não é necessário fazer essa mudança, podendo inclusive até reduzir preços. "Se não for ligado à cesta básica, como no caso de vestuário, aí tem que fazer uma varredura no estoque, identificar produtos parados ali por mais de 120 dias e fazer promoção com margem reduzida, afinal ele já está pago".
A participação completa de Hudson Garcia no CBN Finanças pode ser vista abaixo: