A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agronegócio, Ciência e Tecnologia, por meio do Departamento de Tecnologia, Inovação e Ciência, disponibiliza na cidade de Três Lagoas vários postos de coleta de lixo eletrônico. A ação é uma forma de reduzir o descarte incorreto desses materiais.
O secretário Municipal de Meio Ambiente, Nuna Viana, destacou que “o projeto surgiu pela preocupação em preservar o meio ambiente. O descarte inadequado causa impactos ambientais, como a contaminação do solo e água, proveniente da composição química de materiais eletrônicos”, reforçou.
POSTOS DE COLETA
Conforme o diretor do departamento, Milton Elias Junior, os postos são instalados em pontos estratégicos que facilitam o descarte adequado por parte da população.
“Os postos de coleta estão no Prédio da Antiga Prefeitura, Crase Coração de Mãe, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) – Campus I, Faculdades Integradas de Três Lagoas (AEMS) e Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS)”, informou.
Os materiais coletados serão destinados a uma empresa paulista, especializada em aproveitamento de lixo eletrônico. Nos postos de coleta poderão ser descartados: monitores de computadores, mouse, teclado, telefones celulares e baterias, computadores, televisores, câmeras fotográficas e impressoras.
“A coleta nos postos será realizada pela empresa Financial, que deverá ser informada pelos responsáveis de cada posto o período em que o volume de lixo esteja em situação de recolhimento”, informou Milton.