A Declaração do Imposto de Renda deve ser realizada por pessoas físicas e jurídicas à Receita Federal anualmente. No documento, devem ser relatados todos os rendimentos ganhos ao longo daquele período.
Por meio da declaração, o Governo analisa quais tributos já foram pagos pelo contribuinte e se o declarante deve receber restituição ou pagar algum valor de acordo com a tabela pré-estabelecida.
Uma das novidades neste ano é que o período de entrega da declaração do imposto de renda foi ampliado, começa em 15 de março e o prazo final é até 31 de maio. Além disso, a Receita Federal informou que trabalhadores que ganham até dois salários mínimos passarão a ter isenção de Imposto de Renda. A medida será válida após o aumento do salário mínimo para R$ 1.320,00 dessa forma a isenção servirá para quem ganha R$ 2.640,00.
A mudança entrará em vigor em maio e se dará por medida provisória que deverá ser editada nos próximos dias.
Caso a declaração não tenha sido processada dentro de 48h é possível que tenha caído na malha fina, dessa forma, é preciso retificar e corrigir as informações, caso o contribuinte não faça isso, ele será intimado para apresentar a documentação necessária à Receita Federal.
Confira a reportagem completa: