Quem quiser adquirir ou até mesmo presentear com um ovo de chocolate nesta Páscoa, sem gastar muito, vai ter que pesquisar. Em Três Lagoas, os preços dos produtos variam até 153,10%, segundo pesquisa da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), divulgada nesta segunda-feira, 21.
Cinco supermercados da cidade foram avaliados e os preços de seis marcas confrontados pelo Procon, entre os dias 2 e 15 de março. A maior diferença foi encontrada nos ovos de chocolate ao leite de 160g de uma marca menos conhecida, cujo preço variou de R$ 13,69 a R$ 34,65. Outra variação, de 36%, foi em um ovo de Páscoa de 280g comercializado em um dos estabelecimentos no menor valor de R$ 14,99 e, em outro, R$ 20,45.
Os ovinhos de 100g também apresentaram variação de 29,62%, sendo o menor valor de R$ 6,55 e, o maior, R$ 8,49. No preço dos bombons, foi encontrada diferença de até 61,51% – caso do tradicional bom ao leite de marcas tradicionais, com preços que variam de R$ 20,99 e R$ 33,90. “O consumidor deve ficar atento e observar o peso dos produtos e, não, o tamanho. Antigamente as pessoas compravam pelo tamanho, mas o peso, às vezes, é igual a de um ovo de chocolate pequeno”, alertou o diretor do Procon de Três Lagoas, Amilson Torres.
De acordo com o Procon, o consumidor está habituado a escolher o ovo de chocolate pelo tamanho, situação comum quando os ovos tinham numeração. Segundo a pesquisa, alguns fabricantes abandonaram a prática de numerar os ovos e passaram a dar ampla divulgação ao peso atendendo às cobranças feitas pelo órgão. Frente a 2015, alta nos preços dos ovos de Pácoa foi de 61%,em média.
Outros itens
Outros itens também foram objetos da pesquisa, como peixes, azeites, camarão e azeitonas, com maior consumo na Semana Santa. Seguindo a tradição religiosa, a compra de peixes aumenta, sendo o principal deles, o bacalhau, produto que foi encontrado com uma variação de até 56,58%. Também foram pesquisados, o camarão pequeno, cuja variação foi de 189,10%, e o azeite extra virgem, que chamou a atenção com variação de 225,38%.
O Procon destaque que, além de observar valores e pesagem dos produtos, o consumidor deve se atentar para a qualidade do produto. “Existe uma diferença muito grande no percentual de produtos idênticos, porém, também existe a variação devido a qualidade entre produtos de marcas diferentes”, pontuou.