Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Preço do combustível despenca nas refinarias, mas tropeça nas bombas

Donos de postos alegam que culpa é das distribuidoras que não repassaram 100% do desconto anunciado pela Petrobras

https://youtube.com/watch?v=QTkdv0JWAq8
Apesar da redução nas refinarias, Procon constatou que, nas bombas, não houve a aplicação de 100% do valor anunciado pela Petrobras - Marcelo Marcos /JPNews
Apesar da redução nas refinarias, Procon constatou que, nas bombas, não houve a aplicação de 100% do valor anunciado pela Petrobras - Marcelo Marcos /JPNews

Nas últimas semanas o preço dos combustíveis vem apresentando quedas consecutivas. A mais recente, entrou em vigor nesta terça-feira (27), com a redução de 3,53% no preço do litro da gasolina, que nas refinarias passará de R$ 1,5556 para R$ 1,5007. Com o novo preço, a queda acumulada no mês é de 19,42%.

Apesar da redução nas refinarias, o Programa de Proteção ao Consumidor (Procon) de Três Lagoas, constatou que, nas bombas, não houve a aplicação de 100% do valor anunciado pela Petrobras.

Em razão disso, o Procon notificou os donos de postos de combustíveis da cidade para saber o motivo da redução não estar chegando na sua totalidade ao consumidor. Os empresários informaram que as distribuidoras não repassaram 100% do desconto aos postos.

O repasse dos reajustes da Petrobras nas refinarias aos consumidores depende dos distribuidores. Influenciam no preço final da gasolina o custo do etanol anidro, impostos e contribuições como ICMS, Cide, PIS/Pasep e Cofins, além do lucro de distribuidores e revendedores.

Diante da situação, o Procon vai encaminhar a nota fiscal com os valores pagos pelos empresários aos distribuidores para o Ministério Público Estadual.

No Jornal RCN Notícias desta quarta-feira, um representante do Procon e dos postos de combustíveis, falaram sobre o assunto.