Seguindo com o calendário de reuniões em todas as secretarias municipais, o prefeito de Chapadão do Sul, Felipe Barreto, se reuniu nesta sexta-feira, pela manhã, com os servidores da Assistência Social para discutir a crise financeira que está afetando os municípios.
A reunião aconteceu no Centro de Convivência da Melhor Idade com a presença da secretária Jeane Gleice Camargo, da secretária Adjunta Lizéia Vloger e da secretária adjunta de Governo, Ieda Borgelt.
Felipe afirmou que é o momento para se discutir os problemas que a serem enfrentados. "Conversar olho-no-olho com os servidores para buscarmos juntos soluções, pois a crise já está ai”.
O prefeito reconheceu que Chapadão do Sul ainda está em uma situação privilegiada se comparado a outros municípios do Estado, mas é preciso que todos se conscientizem que o momento é delicado e todos devem remar na mesma direção para que a situação financeira não fique ainda pior.
Ele ressaltou que a folha salarial da Prefeitura aumentou e a receita estacionou e que este é o momento de se economizar. Segundo o Prefeito, a demanda da Assistência Social aumentou muito nos últimos, os recursos dos Governos Estadual e Federal não são suficientes (não chegam a 20% do investimento anual na pasta). “Por enquanto nós não vamos contingenciar as necessidades básicas, mas é preciso economizar”. “Se a gente trabalhar junto, remando todos juntos, vamos superar mais esse momento de crise”.
Felipe lembrou que muitas prefeituras estão passando por graves problemas financeiros, demitindo servidores e cortando salários. Em Chapadão do Sul, apesar da crise, projetos que estavam garantidos anteriormente estão em andamento, como a construção da Casa Abrigo, com a parceria da empresa Itatim, e o Cras Planalto, que já está pronto e deverá ser entregue nos próximos meses.
O prefeito ressaltou que é importante falar a verdade aos servidores, explicando a situação real das finanças públicas. “Faço questão de conversar com todos os servidores e explicar a situação atual para que estejamos juntos para vencer as dificuldades”.
Temas como horas extras e gratificações foram debatidos, além do maior controle de compras e licitações.
Ainda nesta sexta-feira, o prefeito teve reunião com os servidores da Secretaria de Saúde, também no Centro de Convivência da Melhor idade.