A administração municipal já elaborou um projeto visando à revitalização da Lagoa Maior. De acordo com a secretária de Planejamento, Carmem Goulart, o projeto consiste na recuperação da pista de caminhada, bem como na implantação de um novo sistema de iluminação em seu entorno, além de uma ciclovia na circular da Lagoa Maior.
O projeto, conforme a secretária, foi elaborado para ser executado em etapas, já que tem um custo elevado. O projeto como um todo foi orçado em aproximadamente R$ 1 milhão. Para ser colocado em prática, no entanto, a prefeitura está em busca de apoio financeiro da iniciativa privada.
A Secretaria de Planejamento, inclusive, já encaminhou o projeto para as grandes empresas instaladas em Três Lagoas com esse intuito de que elas possam colaborar com recursos para a execução dessas melhorias na Lagoa Maior. Em relação à construção de uma ciclovia, a secretária disse que essa é uma reivindicação muito grande por parte da população.
RECURSO
Na gestão da então prefeita Simone Tebet, a administração municipal tentou executar um amplo projeto de revitalização na Lagoa Maior, bem como nas demais. Entretanto, o Ibama não autorizou a aplicação de recursos nesses locais, já que a verba destinada pela Petrobras em razão da instalação da termelétrica, só poderia ser utilizado em unidades de conservação ambiental.
Diante disso, parte do recurso foi utilizado para a compra de parte da área do Parque do Pombo e o restante, cerca de R$ 2 milhões continuam depositados na conta da prefeitura. A intenção da prefeitura é transformar as demais lagoas em unidade de conservação de monumento natural, para que esse recurso possa ser aplicado nessas áreas.