Veículos de Comunicação

Oportunidade

Prefeitura de Chapadão faz limpeza e revitalização do Canil Municipal

Canil Municipal está recebendo desde a última semana, serviços de limpeza e revitalização

As obras paliativas no atual canil estão sendo feitas com sobras de material  - Divulgação
As obras paliativas no atual canil estão sendo feitas com sobras de material - Divulgação

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (Sedema) de Chapadão do Sul fez a limpeza do Canil Municipal na última semana; o local está recendo benfeitorias para atender a demanda até que o novo Canil esteja pronto.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento, Alessandra Conforte, o local já recebeu cascalhamento, retirada de entulhos, e o mato está sendo roçado e dentro de cerca de 15 dias, serão construídas três novas baias para aumentar a capacidade de alojamento de cães, de forma adequada, com separação de machos e fêmeas. “O local está recebendo pintura e adequações para facilitar a assepsia. A área que fica em frente as baias, após ser devidamente nivelada, receberá uma camada de piche, para evitar contaminação do local nos processos diários de limpeza”, disse.

Segundo a secretária, essa forma tem um custo mais barato e deve resolver o problema enquanto se aguarda a construção do novo Canil. As obras paliativas no atual canil estão sendo feitas com sobras de material que já estavam disponíveis no pátio da Secretaria de Obras e o material utilizado na construção das três novas baias já está em processo de licitação.

O novo Canil funcionará onde atualmente está a Usina de Processamento de Lixo (UPL), que se mudará, dentro de cerca de 60 dias para o Aterro Sanitário Municipal. “O dinheiro fornecido pela Câmara, R$ 50 mil reais, provenientes de devolução de duodécimo, está guardado e será empregado quando a UPL estiver disponível, para iniciarmos as obras de ampliação, reforma e adequação do local, que abrigará então o novo Canil Municipal”, disse a Secretária de Governo, Tania Francini, que informou ainda, que o local onde hoje funciona a UPL, após as devidas obras, possuirá estrutura e área maiores e melhores para o funcionamento do canil.

Segundo Francini, a parceria futura com a entidade Gileade, também está estabelecida e tudo será feito para oferecer melhor qualidade nos serviços do Canil Municipal. “O Canil fará o trabalho primário, recolherá os cães das ruas e lá eles serão limpos, cuidados, tratados e encaminhados para a Gileade”.