A prefeitura abriu licitação para contratação de empresa especializada na execução dos serviços de varrição de vias e logradouros públicos de Três Lagoas. A empresa vencedora do certame ficará responsável também pela limpeza, lavagem e desinfecção de vias públicas após a realização das feiras livres diurnas e noturnas, como também pela limpeza de bocas de lobos, remoção de resíduos provenientes destes serviços em local apropriado.
Atualmente, o serviço de varrição pública de Três Lagoas é executado pela empresa Organizações Unidas. De acordo com a empresa, as ruas do centro da cidade são varridas diariamente. As avenidas uma vez por semana, assim como as principais vias de acesso para bairros.
Segundo informações da empresa, o serviço de varrição é feito na área central da cidade e, em bairros próximos desta região, como Interlagos, Vila Nova e Colinos, nas demais ruas, 90% do serviço destina-se a remoção de terra acumulada em ruas pavimentadas. Pelo fato de muitas ruas não serem pavimentadas, quando chove a areia chega pela enxurrada nas vias com asfalto, formando um grande acúmulo de terra. Por isso, é que a empresa não apenas varre essas ruas, mas se vê obrigada a remover a terra acumulada.
As ruas da cidade que não são varridas e em têm terra acumulada removida, é porque não estão relacionadas no contrato de prestação de serviço da empresa com a prefeitura. Ainda assim, para atender a solicitações de moradores, vez por outra, a empresa acaba limpando ruas. O contrato com as Organizações Unidas é de 2009 e no ano passado foi prorrogado, mas para a execução deste serviço com o término do contrato, nova licitação está em curso.