O termo de acordo entre a prefeitura e a Elektro para atendimento temporário das instalações e manutenção da rede de iluminação pública em Três Lagoas encerrou –se no dia 30 de abril. Segundo o consultor da Elektro, Nilton Azambuja, não houve nenhuma autorização por parte da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para a renovação do contrato. Diante disso, a prefeitura terá que abrir uma nova licitação para contratação da empresa que ficará responsável pelo serviço.
De acordo com Azambuja, os pedidos que ainda não foram resolvidos e que fazem parte do contrato que estava em vigência, serão atendidos. Somente no mês passado, a prefeitura recebeu 178 pedidos de manutenção. Desde que o serviço passou a ser de responsabilidade da prefeitura, em janeiro, 92 pedidos de manutenção foram feitos. Em fevereiro, 150, e em março, 246.
O contrato emergencial com a Elektro, no entanto, foi assinado no dia 25 de fevereiro, quando a empresa passou a ser responsável pelo serviço novamente. Desde janeiro deste ano, o serviço de manutenção da rede de iluminação pública passou a ser de responsabilidade dos municípios em todo o Brasil. Mas, como muitos não estavam preparados para assumi-lo, a Aneel autorizou a renovação do contrato em caráter emergencial por parte das concessionárias que já executavam o trabalho.
Em razão do período em que esse serviço ficou sem manutenção, o consultor da Elektro disse que houve um acúmulo na demanda de pedidos. Outra questão, segundo ele, é que a cidade cresceu muito, consequentemente, aumenta a demanda. Desde o início do ano, muitos moradores têm reclamado de diversos trechos de ruas que estão com as lâmpadas queimadas, quando não, acessas.
Em relação às lâmpadas acessas, Azambuja disse que isso não representa gastos para a população, mas sim para a Elektro, já que a taxa de iluminação pública que a população paga é com base no seu consumo de energia.
LICITAÇÃO
A prefeitura informou que no dia 26 deste mês haverá audiência pública de abertura dos envelopes do processo licitatório para escolher a empresa que ficará responsável pelo serviço de iluminação pública em Três Lagoas. Se não houver contestação do resultado por parte de alguma empresa que participar do certame, logo após de serem concluídas as formalidades, será assinado o contrato para ser iniciado o serviço de manutenção da rede de iluminação pública em Três Lagoas que tem aproximadamente 19 mil pontos de iluminação pública.