Veículos de Comunicação

Oportunidade

Prefeitura de Três Lagoas aplicou 51 multas neste ano por causa de queimadas em terrenos

É proibido atear fogo em lixo, matas, quintais e lavouras no município

É proibido atear fogo em lixo, matas, quintais e lavouras no município  -  Arquivo/JP
É proibido atear fogo em lixo, matas, quintais e lavouras no município - Arquivo/JP

De janeiro a agosto deste ano 51 multas foram aplicadas em proprietários de terrenos baldios por causa de queimadas. A informação é da Secretaria de Meio Ambiente, Agronegócio, Ciência e Tecnologia de Três Lagoas.

Em Três Lagoas é proibido atear fogo em lixo, matas, lavouras, campos alheios ou em quaisquer outros objetos, mesmos nos próprios quintais, de acordo com a lei municipal nº 2.418, de 23 de dezembro de 2009, art. 26, inciso VII. A multa é de R$ 376,24.

Os bairros com mais índices de autuações e aplicações de multas conforme informou a Secretaria ao Jornal do Povo são Santa Luzia, Vila Verde, Nossa Senhora Aparecida e Vila Haro.

A estiagem nesta época do ano tem elevado o índice de incêndios em vegetação no município, segundo o comandante do 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Três Lagoas, o tenente-coronel Marcelo Olassar. De janeiro a julho deste ano, 110 ocorrências de incêndio em vegetação foram registradas pelo Corpo de Bombeiros. “Quase 65% desses incêndios foram registrados a partir de junho, quando as chuvas diminuíram e a umidade relativa do ar também”, afirma.

PREVENÇÃO

Para evitar o risco de incêndios, a Defesa Civil orienta a não lançar pontas de cigarro pela janela de veículos quando trafegar por rodovias, não jogar lixo em terrenos baldios e ruas – latas de metal, cacos e garrafas de vidro podem se aquecer com o sol e dar origem à queimadas e não queimar lixo e folhas secas em terrenos baldios.