A Prefeitura de Três Lagoas tem conversado com companhias aéreas na tentativa de que alguma empresa possa operar com voos comerciais entre o município e Campo Grande. A ideia, segundo o responsável pelo aeroporto Plínio Alarcon, Flávio Thomé, é que uma aeronave pequena possa fazer esse trajeto da capital da celulose para a capital de Mato Grosso do Sul. E de Campo Grande a Dourados, pode inclusive passar por Corumbá e Bonito.
“Com o aeroporto de Dourados fechado, estava difícil a negociação, mas agora que foi reaberto, vamos ver, virando o ano, com novo governador, nova equipe, se a gente consegue fomentar essa linha aérea e trazer alguma empresa que preste esse serviço no nosso Estado”, disse Flávio Thomé.
Voo comercial entre Três Lagoas e Campo Grande sempre foi reivindicação de empresários, da classe política, entre outros que, constantemente fazem esse trajeto pela BR-262, que é alvo de muitas reclamações. Além do trajeto longo, cerca de 320 quilômetros, a rodovia tem pista simples, curvas perigosas, sinalização precária e um movimento intenso de veículos, inclusive com muitas carretas carregadas de eucalipto, o que dificulta ultrapassagens, contribuindo para o registro de acidentes de trânsito.
VOOS
Atualmente, Três Lagoas conta apenas com um voo comercial diário, operado pela companhia aérea azul. Os voos são de segunda a sexta-feira. O avião pousa em Três Lagoas às 9h20 e decola às 10h20, com destino ao aeroporto de Viracopos, Campinas (SP), onde o cliente pode se conectar para destinos de todas as regiões do país.
A empresa opera com uma aeronave modelo ATR 72-600, com capacidade para até 70 passageiros. Segundo o superintendente do aeroporto de Três Lagoas, os voos quase sempre com 100% de sua capacidade. Atualmente, a empresa não estará operando aos sábados e domingos com destino a Três Lagoas.
Para Flávio Thomé, Três Lagoas comporta dois voos comerciais diários. O ideal, segundo ele, é que o destino fosse São Paulo, com outras conexões. “Como o voo é de manhã, às vezes, as pessoas não conseguem voltar para Três Lagoas. Se vai para uma viagem no Nordeste, tem que sair no dia anterior e dormir em Campinas, ou sair muito de madrugada do Nordeste, chegar em Campinas e fazer a conexão. O ideal para o nosso município seria um voo de manhã e outro à tarde. Isso é o que as agências de turismo solicitam. Estamos conversando com uma empresa, mas alega que nesse momento não é possível, pois a pandemia acabou penalizando as empresas, agravado com a alta do combustível do dólar, impactou muito no valor das tarifas”, informou Thomé.