Na semana do consumidor, o Programa Municipal de Defesa do Consumidor de Três Lagoas (Procon TL) está fazendo ampla divulgação dos tipos de atendimentos realizados pelo Órgão e levando informação ao consumidor através dos meios de imprensa da cidade.
O assessor especial do Procon, Luiz Akira Otsubo, reflete sobre as ações relevantes realizadas em 2021, as quais tiveram impacto positivo na relação entre empresa e consumidor, além da resolução de conflitos antecedendo a necessidade de abertura de processos.
“No ano passado, quebramos o conceito de que o Procon apenas autua e fiscaliza. Conseguimos nos aproximar dos empresários, bancos, órgãos de serviços essenciais como Elektro, Correios e Sanesul para solucionar problemas de relacionamento com o consumidor e melhorar o atendimento, sempre focando nos direitos de ambas as partes.
Fizemos uma ampla divulgação no comércio local sobre política de preços, promoções e formas de pagamento, questões geralmente alvo de denúncias”, explicou.
Conforme relatório do Órgão, em 2021 foram realizados: 753 análises de processos, correção de 413 cadastros de fornecedores/consumidores no sistema Sindec, 968 registros de carta de informação preliminar (reclamação do consumidor), 81 fiscalizações por denúncia, 739 audiências fundamentadas atendidas, 480 audiências fundamentadas não atendidas, 217 autos de infração e 102 autos de infração, entre outros.
Além disso, o Procon distribuiu em todo o comércio central a cartilha do Código de Defesa do Consumidor, realizou as ações Procon Legal e Procon na Black Friday, realizou diversas pesquisas de preços e criou o mascote do Serviço, batizado como Diguinho.
Houve melhorias na nova sede, localizada na rua Orestes Prata Tibery, 1762, bairro Primaveril e ampliação dos canais de contato. Em breve, o local contará com nova sala para audiência e conciliações.
“Queremos reforçar que o Procon sempre defende os direitos do consumidor, mas temos o dever de orientar o empresário sobre o cumprimento do que prevê o CDC e também o amparar nas questões que nem sempre são respeitadas ou de conhecimento do cidadão. Continuaremos nosso trabalho durante este ano e procurando atender a todos que tiverem seus direitos desrespeitados”, concluiu Luiz Akira.
Para denúncias e informações, o cidadão pode ligar nos telefones: 151, 3929-1819, 3929-1820, 3929-1453.