O Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Três Lagoas (Procon/TL) realizou pesquisa de preços referente aos principais produtos que compõem a lista de material escolar.
De 6 a 20 de janeiro, representantes do Procon estiveram em seis livrarias e papelarias de Três Lagoas pesquisando 51 itens escolares, utilizando o menor e maior preço de cada produto, da mesma marca e modelo, incentivando também a pesquisa por parte dos consumidores.
Segundo a pesquisa foi possível observar que existe grande diferença de valores entre as papelarias. Os produtos que apresentaram maior diferença de preço foram o apontador de plástico com um furo, régua de plástico de 30 cm e o caderno de desenho espiral grande.
A diretora do Procon, Lilian Campos, orienta os consumidores a terem mais atenção à lista de material escolar, que deve constar apenas itens que estejam diretamente relacionados ao processo didático-pedagógico e de uso específico do aluno.
“Material de uso coletivo como produtos de limpeza, papel higiênico, tinta para impressora e álcool, já estão embutidos nos custos das escolas e já são repassados aos consumidores no valor das mensalidades, portanto, são proibidos de serem solicitados”, explicou Lilian.