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Procon registra quase 200 reclamações de atendimento bancário em Três Lagoas

Bradesco e Caixa Econômica Federal lideram reclamações de clientes e usuários

Consumidor reclama por cobranças indevidas, cancelamento de serviços efetuados - Elias Dias/JP
Consumidor reclama por cobranças indevidas, cancelamento de serviços efetuados - Elias Dias/JP

Desde o início do ano, até ontem, o Departamento de Proteção de Defesa do Consumidor (Procon) registrou 191 reclamações relacionadas ao atendimento das agências bancárias de Três Lagoas. O Bradesco lidera o ranking de reclamações no Procon com 53 registros somente neste ano. Em 2014, o banco também liderou o índice com 84 reclamações.

A Caixa Econômica Federal (CEF) figura em segundo lugar, com 38 reclamações registradas de janeiro até ontem. Em 2014, foram 26 registros contra a CEF. O Banco Itaú aparece em terceiro lugar no ranking, com 34 reclamações neste ano, enquanto que  em 2014, foram registradas 41.

O Banco do Brasil aparece em quarto lugar com 30 reclamações registradas nos oito primeiro meses dede 2015. Em  2014 foram apontadas 34 reclamações. O Banco Santander aparece em quinto lugar com 29 reclamações neste ano. Em 2014, foram 65 registros contra esse banco. Em sexto lugar em reclamações no Procon neste ano, aparece o HSBC com sete registros e, em 2014, foram 17.

De acordo com o diretor do Procon, Amilson Torres, a maior parte das reclamações é referente a cobranças indevidas. Depois aparecem reclamações por antecipação de cobrança, não cumprimento de contratos, tais como: alteração, transferência, inelegibilidade e rescisão, cancelamento de serviço, cobrança não autorizada, não recebimento de comprovantes, entre outros serviços. “É importante os clientes ficarem atentos, porque existem muitos débitos indevidos e, quando o cliente percebe, já  pagou muito”, alertou.

Torres orientou que os clientes ao se sentirem lesados, primeiro procurem as agências bancárias para tentar resolver a questão e, então, se não obtiverem êxito, que registrem suas reclamações no Procon. “Vamos tentar resolver os problemas junto às instituições financeiras. É importante dizer que, temos recebido aqui no Procon alguns gerentes, preocupados em resolver os problemas”, comentou.

Ainda de acordo com o diretor do Procon, o índice de reclamações é proporcional ao número de clientes e atendimentos. Ele citou como exemplo que, o Banco Bradesco e a Caixa Econômica Federal são instituições bancárias mais populares e que têm uma grande quantidade de clientes, por isso, o número de reclamações, tende a ser maiores, se comparado a outras agências bancárias da cidade.