Apesar do aumento no preço da energia, o consumidor está pagando mais caro por uma qualidade pior do serviço. Nos últimos meses as reclamações registradas pelo Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) em relação ao fornecimento de energia também aumentou consideravelmente.
No ano passado, foram registradas mais de 60 mil reclamações no país. Cerca de oito mil a mais do que em 2013. Em Três Lagoas, 35 consumidores registraram reclamações administrativas no Procon contra a concessionária de energia, em 2014.
Lideram o ranking das reclamações na cidade a cobrança indevidas das, seguida por alteração unilateral do contrato; dúvidas sobre as cobranças e recusa injustificada em prestar os serviços.
Conforme o Procon, o índice de resolução das reclamações registrada em 2014 foi de 85%. Neste ano o órgão já registrou oito reclamações no município referente ao setor.
Anteriormente, lideravam a lista de reclamações do Procon, queixas contra bancos e companhias telefônicas. Em 2014, o serviço de energia elétrica também aparece no ranking. Esse grande número de insatisfações chamaram a atenção das autoridades, ainda mais com o preço elevado do serviço.
Outro problema citado pelos consumidores são os apagões, esses picos de energia acabam estragando aparelhos nas residências.
Em primeiro lugar aparece Celpa Para 8 mil dobro, Eletropaulo segundo e terceiro Celpe de Pernambuco.
No país os consumidores que mais registraram reclamações são do Pará, empresa Celpa, com oito mil queixas a mais do que no ano anterior. Em segundo consumidores da Eletropaulo do estado de São Paulo, seguidos pelo estado de Pernambuco, empresa Celpe.
No ano passado aconteceu o VII Encontro Estadual de Defesa do Consumidor, em Três Lagoas. Foram realizadas reuniões com representantes de empresas fornecedoras de energia elétrica, e explanados os principais problemas de cada cidade a serem resolvidos.