Veículos de Comunicação

Oportunidade

Projeto de conscientização ambiental reúne 35 professores

Oficina do CONPET na Escola aconteceu no centro de eventos do Sinted

Evento faz parte da programação da Semana Pedagógica 2015 - Assessoria de Comunicação
Evento faz parte da programação da Semana Pedagógica 2015 - Assessoria de Comunicação

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), promoveu nesta quarta-feira, 4, o encontro anual para oficina do Programa Nacional de Racionalização do uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural, o CONPET na Escola. O evento faz parte da programação da Semana Pedagógica 2015. O programa tem como público alvo professores da Rede Municipal de Educação (REME), com objetivo de disseminar conteúdo para conscientizar o uso das diversas fontes de energias.

A oficina foi realizada no centro de eventos do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Três Lagoas (Sinted/TL), e dividida em duas etapas entre teórica e prática. Na primeira, o engenheiro de Meio Ambiente da Petrobras, Antônio Martins, apresentou o programa e suas áreas de atuação, a origem e uso do petróleo e a utilização dos recursos naturais na matriz energética. Na prática, os professores foram divididos em grupo, onde cada um ficou responsável em elaborar um plano educacional com os assuntos apresentados, e formas de aplicação em sala de aula.

O secretário da Educação, Mario Grespan, enfatizou que a preservação ambiental e o uso responsável das matrizes energéticas integram o plano de educação da secretaria. “No modelo e na filosofia de ensino da SEMEC inclui a preocupação com meio ambiente. Além disso, o aluno é um agente multiplicador, o conhecimento é que leva à preservação, e será multiplicado em casa, com seus pais, familiares e nos diversos meios de convivência social”.

O professor Wagner Barbosa, da Escola Municipal Maria Eulália, diz que o conhecimento apresentado na oficina embasa o conteúdo já aplicado em aulas na REME. “O professor passa conhecer melhor as matrizes energéticas, como água, petróleo, gás natural, e outras fontes de energia não renováveis. Todo o conteúdo foi apresentado de forma simples e didática, o que facilita a compreensão. Esse conhecimento mais aprofundado auxilia que o docente tenha condições de despertar no aluno a necessidade de preservar o meio ambiente. Acredito também que o conhecimento aplicado e multiplicado irá formar uma geração mais consciente e mais responsável, que usará com responsabilidade, os recursos naturais que a humanidade dispõe”.

Os professores receberam um kit contendo caneta, caderno, bolsa ecológica e um CD com conteúdos interativos referentes aos temas apresentados.

O CONPET é um Programa do Governo Federal, vinculado ao Ministério de Minas e Energia – MME, e executado com o apoio técnico e administrativo da Petrobras e aplicado em Três Lagoas através da SEMEC.