Veículos de Comunicação

Oportunidade

Projeto Dentista do Bem vai atender 37 jovens em Três Lagoas

Em 13 anos, o Dentista do Bem realizou 50 mil tratamento odontológicos pelos países que aderiram ao projeto

Triagem foi realizada na escola estadual João Dantas Filgueiras - Divulgação
Triagem foi realizada na escola estadual João Dantas Filgueiras - Divulgação

O Programa Dentista do Bem chegou a Três Lagoas e vai atender gratuitamente 37 adolescentes de baixa renda da cidade. A Triagem aconteceu ontem na Escola Estadual João Dantas Filgueiras, no bairro Ipacaraí, nesta semana.

Cento e vinte alunos passaram pelo processo de triagem. Os 37 selecionados serão definidos pelos idealizadores do Projeto, a Turma do Bem (TDB). A seleção dos beneficiários é feita por um índice de prioridade, favorecendo adolescentes mais pobres e com problemas bucais mais graves.

Nesta terça-feira, 28 de abril, foi comemorado o Dia Mundial do Sorriso, escolhido propositalmente para o dia da triagem odontológica dos jovens que vão participar do projeto. Considerada a maior triagem do mundo, pelos organizadores do Programa, o procedimento foi realizado simultaneamente em cerca de 300 munícipios do Brasil, 10 países da América Latina e Portugal.

O “Dentista do Bem” tem objetivo de identificar e tratar jovens de baixa renda, de 11 a 17 anos de idade, que necessitem de tratamento odontológico. Para isso, 19 dentistas da cidade adotaram esses pacientes, que receberão tratamento, em seus consultórios gratuitamente.

De acordo com o coordenador do Projeto em Três Lagoas, o dentista Ramez Hassan Mahmoud, a Mega triagem realizada em centenas de cidades e países onde o projeto existe simultaneamente tem o intuito de chamar a atenção da sociedade e do poder público para os problemas odontológicos.

Ramez destacou que os jovens participantes da triagem não têm percepção das consequências que os problemas bucais podem causar à saúde. “Infelizmente, por se tratar de uma escola da periferia encontramos muitos casos de perda de dentes em jovens, e outros problemas graves, muitos vão precisar de implantes, reabilitação, entre diferentes tratamentos”.

Inicialmente, serão beneficiados pelo projeto 37 jovens, mas o número pode aumentar, se houver mais adesões por partes dos dentistas três-lagoenses. Os profissionais interessados em participar do projeto podem entrar em contato com o coordenador Ramez, pelo telefone (67) 9953-0260.