Veículos de Comunicação

Oportunidade

Projeto Samuel atende 100 crianças três-lagoenses

As atividades desenvolvidas são diversas, entre elas: apoio escolar, artesanato, recreação, leitura, musicalização, reforço alimentar

A Associação Nazarena Assistencial de Três Lagoas, por meio de suas ações sociais e seu contato direto com a comunidade, percebeu as dificuldades enfrentadas por algumas famílias que se desdobram entre o trabalho, casa e filhos, especificamente crianças entre cinco e seis anos que não conseguem ser inseridas na educação infantil. Para enfrentar esse problema, a Associação criou o Projeto Samuel, Cuidando Com Cidadania.

A entidade constatou que, em Três Lagoas, não há instituições educacionais com vagas suficientes para atender a demanda de crianças com essa faixa etária. Além disso, os critérios dos Centros de Educação Integrada (CEIs) do município só permitem a matrícula de crianças com até quatro anos. Já as crianças acima de seis anos, mesmo inseridas no ensino regular, não possuem alternativas de atendimento em contraturno escolar, pois praticamente não há vagas em programas sociais para essa faixa etária. O Projeto Samuel, assim, visa combater a inexistência de atendimento integral a essas crianças por parte dos órgãos governamentais na área de atuação. Para isso, oferece um trabalho preventivo, retirando essas crianças da situação em que se encontram e, desta forma, garantindo os direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (art. 6º, 90, e 101). Assim, o projeto previne situações de risco e vulnerabilidade às crianças moradoras dos bairros próximos ao espaço em que será realizado.

As atividades desenvolvidas são diversas, entre elas: apoio escolar, artesanato, recreação, leitura, musicalização, reforço alimentar, natação como também palestras educativas às famílias.

O projeto existe desde 2012 e só se fortaleceu na comunidade. Atualmente há 50 crianças matriculadas no período matutino e outras 50 no período vespertino. As aulas são ministradas gratuitamente das 7h às 11h e das 13h às 17h, com a formação de quatro turmas. Desta forma, o Projeto auxilia não só as crianças, que passam o dia em atividade escolar e recreativa, como os pais, que não precisam deixar de trabalhar.

A estrutura do local conta com sala de apoio, sala de artes visuais, espaço lúdico, recreação, sala de leitura, musicalização, contação de história e artesanato.

O Projeto Samuel conta com aproximadamente dez voluntários diretos, além da equipe de psicólogo, assistente social, monitores e pedagogo. 

Quem tiver interesse em colaborar com este Projeto pode doar qualquer quantia em dinheiro para a conta da Associação Nazarena Assistencial de Três Lagoas: Banco do Brasil AG 0208-9 CC 57127-X.