Cinco alunas do 2° ano do curso de Administração das Faculdades Integradas de Três Lagoas (Aems) desenvolveram na tarde desta sexta-feira (26), no Estabelecimento Penal Feminino do município, um projeto de responsabilidade social dando enfoque à motivação das internas.
A atividade faz parte de um trabalho em grupo desenvolvido entre os alunos, proposto e orientado pela professora Elisângela de Aguiar de “Gestão de Pessoas”.
Outros grupos do curso escolheram o asilo, a caso do menor e outras instituições.
Cada grupo escolheu uma entidade para aplicar o trabalho, segundo informou a acadêmica Camila Vieira Santos. “O objetivo é levar motivação, além de observar o comportamento e interagir com as internas. Escolhemos a unidade prisional por ser um lugar pouco improvável das pessoas fazerem tal ação, e também por se tratar de um local onde as mulheres recebem pouca atenção e enfrentam discriminação”, explicou a aluna, que acredita as internas podem sair da prisão dispostas a traçar um novo caminho e assim superem os males do passado.
Para Camila, o trabalho também servirá para que o grupo de alunas desenvolva um lado de superação, principalmente quebrando a questão do pré-conceito que algumas pessoas criam mediante a opinião negativa formada pela sociedade. “Queremos formar nossa opinião e aprender a olhar com mais amor as pessoas, independentemente de cor, raça e classe social”, destacou a acadêmica.
A ação teve início com uma ginástica laboral, contando com o envolvimento das detentas. Aproximadamente 117 internas são assistidas no Estabelecimento Penal Feminino de Três Lagoas.
Foram apresentados vídeos sobre motivação, sorteio de brindes e por fim foi servido um café para as internas. Os trabalhos foram encerrados por volta das 16h.