Veículos de Comunicação

Oportunidade

Quaresma aquece vendas de peixes em Três Lagoas

Consumo é aquecido com a tradição católica

Apesar do aquecimento, situação econômica do país não anima comerciantes - Claudio Pereira/JP
Apesar do aquecimento, situação econômica do país não anima comerciantes - Claudio Pereira/JP

Seguindo a tradição católica que substitui o consumo da carne vermelha por carne branca, a quaresma, aquece consideravelmente a venda de peixes no comércio durante o período. Em Três Lagoas, a previsão do setor é de aumento de 30% a 50%.

A tradição é uma forma de penitência e de oração antes da Páscoa, este ano começou na última quarta, 18, com duração de 40 dias, terminando no sábado de aleluia, quatro de abril.

Apesar do aquecimento nas vendas, os estabelecimentos não estão muito otimistas, devido ao período econômico que o país enfrenta, acrescido com a baixa na população flutuante da cidade.

Para os empresários do ramo, o fluxo maior de consumo acontecerá na Semana Santa, que começa no dia 30 de março. Nesse período as lojas chegam a contratar mais funcionários para atender a demanda.

De acordo com o proprietário de uma loja de pescados, a intenção este ano é vender a mesma quantidade de 2014. “Espero vender como em 2014, porque o ano passado a cidade contava com muito mais pessoas. Pretendo contratar oito pessoas para trabalhar na Semana Santa”.

Muitos estabelecimentos ainda estão abastecendo os estoques. Em alguns locais alguns tipos de peixes permanecem em falta, como o Salmão e Bacalhau. Durante esse período os peixes mais vendidos são Tilápia, Pintado, Pacu e Merlusa.

O gerente de um supermercado de Três Lagoas ressalta que as vendas durante a quaresma representam 70% do total comercializado ao longo de todo o ano.

O aumento no preço dos peixes também já foi anunciado. Com a alta do combustível e outros itens, o repasse para os consumidores será inevitável.