O prazo estabelecido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para a conclusão dos processos de primeira habilitação, iniciados durante a pandemia, entre os anos de 2019 a 2022, termina neste final de ano, em 31 de dezembro.
No cenário de pessoas que iniciaram o processo de primeira habilitação nas categorias A (moto) e B (carro) e estão “estacionadas” na etapa do exame prático, registra que 7,9 mil candidatos a motorista, sendo 3,9 mil em Campo Grande.
Para os casos em que o cidadão já foi aprovado em uma das categorias, o diretor de Habilitação do Detran-MS, Luiz Fernando Ferreira, explica que o processo será mais fácil.
“Os candidatos que solicitaram a primeira habilitação nas categorias A e B, cujos processos vão vencer dia 31/12/2023, mas que estiverem aprovados em uma dessas categorias, terão a permissão para dirigir expedida automaticamente, desde que os exames médicos estejam dentro do prazo de validade necessária”, destacou.
Nos últimos seis meses, o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) adotou diversas medidas para ampliar a oferta de vagas de exames práticos: mutirões, ampliação na oferta de vagas durante a semana, e a inclusão do sábado e até mesmo em feriados no cronograma de agendamentos