Já está chegando a hora de fazer a Declaração do Imposto de Renda. Ela deve ser realizada por pessoas físicas e jurídicas à Receita Federal anualmente.
A Receita Federal confirmou que trabalhadores que ganham até dois salários mínimos passarão a ter isenção do imposto. A medida será válida após o aumento do salário mínimo para R$ 1.320,00, dessa forma a isenção servirá para quem ganha R$ 2.640,00
Com uma semana de antecedência em relação ao previsto, a Receita Federal liberou o programa gerador da declaração deste ano (ano-base 2022). Originalmente, a liberação do programa estava prevista para 15 de março, primeiro dia de entrega da declaração, mas foi antecipada.
O programa gerador poderá ser baixado no site da Receita Federal, pelo centro virtual de atendimento a contribuintes, ou pelo aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para tablets e celulares dos sistemas Android e Ios.
O prazo de entrega da declaração não foi alterado e continuará de 15 de março a 31 de maio. O que mudará é que o contribuinte poderá adiantar-se e deixar a declaração salva, dias antes de transmitir à receita.
Confira a reportagem completa: