Veículos de Comunicação

4

Reinaldo participa de encontro sobre governança no TCU

Evento ocorrerá em formato de Talk Show

O governador eleito do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB) participa na tarde dessa segunda-feira, 17, em Brasília, de encontro no Tribunal de Contas da União (TCU). Durante o encontro, batizado de “Pacto pela Boa Governança: Um Retrato do Brasil”, os governadores eleitos vão discutir questões que foram alvos de fiscalização e que se tornaram mazelas na gestão pública, como as áreas de saúde, educação e assistência social.

O objetivo, segundo Reinaldo, é estabelecer um canal de informação com os tribunais de contas da União e do Estado para assegurar uma gestão eficiente e voltada aos interesses da população. Para o governador eleito, algumas ações de governo se tornam inócuas não pela escassez de recursos, mas pela má gestão o orçamento e das verbas públicas.

No encontro que teve no Tribunal de Contas do Estado na semana passada, o governador eleito pediu que a Corte de Contas atue como parceira dos municípios, oferecendo orientações sobre “boa governança”. Hoje muitos problemas estão relacionados ao cumprimento da legislação ordinária e complementar e cronograma de contratos e convênios com ministérios.

Na reunião com os ministros do TCU os governadores eleitores serão informados da disposição em fortalecer “o diálogo interinstitucional federativo com foco no aperfeiçoamento da administração pública e no desenvolvimento integrado da nação, sempre em benefício da sociedade”.

O evento ocorrerá em formato de Talk Show, dividido em cinco blocos. Em cada bloco, serão debatidos diagnósticos da saúde, educação, previdência social, segurança pública e infraestrutura.

Além dos governadores eleitos, participam do evento representantes da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), do Instituto Rui Barbosa (IRB), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), além da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e do Fórum dos Conselhos de Fiscalização Profissional.