A sugestão da Agência Nacional de Transporte Terrestre de incluir no mesmo pacote de relicitação trechos das rodovias BR-262 e BR-267 parece ser uma decisão bastante acertada.
Esse foi o tema abordado hoje pelo jornalista Edir Viégas na coluna CBN em Pauta. ”Todos já sabem que a CCR MSVia, hoje responsável pela rodovia BR-167, não tem mais interesse em continuar no negócio”, diz o comentarista.
Ele lembra que a concessionária alega prejuízos, baixo faturamento com as praças de pedágio e já formalizou o seu interesse de deixar o negócio. Além disso, a duplicação, estabelecida em contrato, alcançou apenas 150,4 km dos 857 km previstos no contrato.
A possibilidade de a ANTT leiloar o trecho da BR-163 juntamente com trechos da 262 e 267 vai tornar mais atraente o negócio.
“São essas três rodovias importantes vias para a movimentação de passageiros e cargas em Mato Grosso do Sul”, pontuou.
A 163, no trecho sob a responsabilidade da CCR, corta o Mato Grosso do Sul de norte a sul, ligando Sonora a Mundo Novo, no sul do Estado.
Mesma estratégica importância tem a rodovia BR-262, que liga o Estado de São Paulo ao Mato Grosso do Sul, desde Três Lagoas até Corumbá.
Por sua vez, os 247 quilômetros da BR-267, entre Nova Alvorada do Sul e Bataguassu, na divisa com São Paulo, integra o Mato Grosso do Sul à Rota Bioceânica, que vai ligar portos dos oceanos Pacífico e Atlântico.
O projeto para nova concessão da rodovia já recebeu dois pareceres favoráveis.
Em junho de 2020, o pedido foi aprovado pela diretoria da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e janeiro de 2021, recebeu aval do conselho de PPI (Programa de Parcerias e Investimentos) para ser submetida a renegociação.
Faltam agora os estudos de viabilidade técnica e econômica.
É importante ressaltar que a relicitação da concessão da rodovia BR-163 no Mato Grosso, também operada pela CCR MSVia, já foi autorizada.
Mato Grosso do Sul, por sua vez, aguarda na fila.