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Renault garante o Clio híbrido só para 2020

Fábrica tem outras prioridades para finalizar antes de entrar de vez no ‘mundo elétrico’

Apesar de críticas sobre design, carro terá avanços tecnológicos embarcados, como tela digital maior que as convencionais - Divulgação
Apesar de críticas sobre design, carro terá avanços tecnológicos embarcados, como tela digital maior que as convencionais - Divulgação

Semelhanças entre o novo Renault Clio, apresentado no final de janeiro na Europa, e o Mégane, geraram discussões entre especialistas e o público. Houve, ainda, quem apontasse que o novo é muito parecido com a versão anterior – ou seja, sem as novidades que o fabricante anunciou em 2018.

O principal, senão único grande destaque do modelo é que terá sua primeira versão híbrida, prevista para 2020, para concorrer com o Yaris Hybrid, da Toyota, Fit Hybrid, da Honda.

O Clio híbrido não sai às ruas antes do ano que vem porque a Renault quer, antes, cumprir a prioridade de lançar o Clio RS – uma versão esportiva do hatch, que possui novidades não apenas tecnológicas, mas também em design e em acabamento. 

O conjunto RS Performance tem pacote aerodinâmico, rodas Turini, bancos em concha de fibra de carbono e barra de amarração. Freios e suspensão revistos podem ser aplicados, para melhor comportamento em pista e tem motor turbo de 1,6 litro com 200 cv e caixa de dupla embreagem e seis marchas. Detalhe: as 250 unidades que serão fabricadas neste ano são destinadas exclusivamente a clientes europeus.

O sistema e-Tech, composto por um motor a combustão e dois  elétricos devem compor o compacto híbrido, que deve ser exposto, em março, no Salão do Automóvel de Genebra (Suíça). O Clio terá um motor 1.6 derivado da Nissan, encaixado na aliança das empresas.

A Renault segue com outra semelhança com a Nissan, no e-Power, que gera energia pelo motor 1.6 para as baterias dos motores elétricos. Isto move o veículo e dispensa o uso de transmissão. A bateria é de capacidade pequena, com apenas 1.2 kWh, o suficiente para autonomia de 5 quilômetros no modo elétrico.