Mais de 70 pessoas participaram no auditório do Hospital Auxiliadora, de um ciclo de treinamentos proporcionado pela Pastoral da Saúde. A capacitação teve como objetivo preparar a equipe que irá participar da Pastoral da Saúde, atuando em especial no Hospital Auxiliadora.
O evento contou com a presença do bispo de Três Lagoas, Dom Luiz Knupp e o palestrante, Padre Anísio Baldessin. A abertura foi feita pela diretora geral, Irmã Aurélia Brioschi.
“É um dia muito feliz para nós que trabalhamos na área da saúde. A irmã Hosana conheceu o padre Anísio, viu a riqueza de suas palestras, a experiência que possui e fez de tudo para que ele pudesse vir para Três Lagoas”, reforça a diretora.
Logo na sequência, irmã Hosana reforçou a importância da cidade ter uma pastoral da saúde. “Precisamos unir forças, pois a pastoral é uma ação evangelizadora, onde celebramos a vida em cada visita que vamos fazer”, conclui.
Dom Luiz Knupp também agradeceu todos os presentes e iniciou seu discurso com uma citação bíblica, “Eu estive doente e tu me visitastes”. Para Dom Luiz, “a pastoral da saúde é uma das pastorais sociais da CNBB que tem atuação nacional e é referencia internacional também. Temos que nos comprometer em cuidar e celebrar a vida de todo o povo de Deus”.
Já o palestrante Padre Anísio, de forma bem didática, explicou todos os conceitos para os representes e disse que “no antigo testamento a doença era um pecado e não um problema biológico. Temos que olhar hoje o enfermo como um todo e o nosso papel enquanto pastoral da saúde é o auxílio”, reforça.
Padre Anísio é autor do livro “Como visitar um doente”. Assuntos como orientação prática na visita hospitalar e domiciliar, o que fazer quando um doente chora, fica em silêncio ou está na UTI, foram trabalhados durante o ciclo de capacitação.