Segundo o prefeito de Três Lagoas, Ângelo Guerreiro (PSDB), está agendada para quarta-feira (17), uma reunião, em Campo Grande, na governadoria, para tratar dos incentivos fiscais para a empresa que pretende instalar uma fábrica de cerveja no município.
O prefeito participará da reunião com o empresário Cléber Faria, que aguarda desde agosto do ano passado, um posicionamento do governo sobre esse pedido. A reportagem apurou, porém, que a reunião foi adiada para a semana que vem.
Na semana passada, o secretário de Fazenda do Estado, Felipe Matos, disse ao Jornal do Povo, que o governo do Estado ainda estava analisando o pedido de isenção feito pelo empresário .
Segundo o secretário de Fazenda, existem pedidos de várias empresas em análise, e critérios para conceder os incentivos. Além do que, esse tipo de pedido tem que passar pelo Confaz (Conselho dos Secretários Municipais de Receita, Fazenda e Finanças do Estado).
O prefeito por sua vez, informou, após saber do fechamento da fábrica da antiga Mabel em Três Lagoas, que na quarta-feira, deve ocorrer a assinatura desses documentos para que o empresário possa começar as obras da cervejaria em Três Lagoas. O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, por sua vez, em entrevista a rádio CBN Campo Grande, não quis adiantar detalhes da reunião, mas acredita que seja a última para decidir sobre o pedido feito pelo empresário.
Guerreiro disse que a administração municipal vai continuar trabalhando para atrair indústrias para o município.
PROJETO
O investimento previsto pela empresa é de R$ 300 milhões, com geração de 300 empregos diretos.
Conforme amplamente divulgado pelos veículos de comunicação do Grupo RCN, desde agosto do ano passado, a empresa Cidade Imperial aguarda um posicionamento do governo do Estado sobre pedido de isenção fiscal para definição do projeto no município.
Segundo a empresa, sem a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), a instalação da fábrica se torna inviável em Três Lagoas.
Em nota, o governo do Estado diz que o pedido de incentivo fiscal da fábrica de cerveja encontra-se sob análise da equipe da área técnica da Secretaria de Fazenda.
Ainda segundo o governo, o Estado tem todo interesse no investimento, “haja vista a geração de emprego e renda à população sul-mato-grossense, além de novos recursos para alavancar a economia local e regional que um empreendimento desse porte traz com sua instalação.”.
De acordo com o governo, tão logo haja um parecer, o empresário será comunicado para pactuar os termos de acordo de contrapartida ao benefício.