A revitalização da malha viária Oeste que liga Corumbá a Mairinque em São Paulo foi um dos pontos abordados na passage do govrnador de São Paulo, Jo[ao Dória na última sexta-feira pela Capital.
De acordo com Dória a ampliação da malha ferroviária no Estado é essencial para o escoamento da safra com maior competitividade no mercado – e, por muitos anos, os sul-mato-grossenses compartilharam a Noroeste do Brasil com os paulistas.
Ele destaca que a licitação pode ocorrer até final do primeiro trimestre do ano que vem.
Nove empresas estão aptas a participar do processo seletivo que vai selecionar consultorias para realizar estudos de viabilidade e apoio para a nova concessão da ferrovia Malha Oeste. Este é mais um importante passo para a relicitação da malha ferroviária que passa por Mato Grosso do Sul.
A ferrovia Malha Oeste perpassa os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, com 1.973 km de extensão de linhas, em bitola de 1m. Em julho de 2020, a concessionária operadora da ferrovia protocolou, junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), pedido de adesão a processo de relicitação (devolução da concessão) referente ao Contrato de Concessão celebrado com a União, nos termos da Lei nº 13.448 de 5 de junho de 2017 e regulamentado pelo Decreto nº 9.957/2019.
O cronograma preliminar do projeto prevê a contratação dos consultores para a realização dos estudos no primeiro semestre de 2021 e a publicação do edital e leilão da nova concessão no primeiro semestre de 2023.