Veículos de Comunicação

Oportunidade

Sanesul deixa ruas intransitáveis em Três Lagoas

Empresa abriu valetas em ruas para execução de obras, mas não tampou

Rua Anis Irabe, no Paranapungá, está cheia de valetas abertas pela Sanesul   - Cláudio Pereira
Rua Anis Irabe, no Paranapungá, está cheia de valetas abertas pela Sanesul - Cláudio Pereira

Não são poucas  as valetas  abertas pela empresa de Saneamento Básico do Mato Grosso do Sul (Sanesul), que rasgam as ruas da cidade e até hoje não foram tampadas. O asfalto se deteriora, os transtornos causados aos moradores de diversos bairros e Três Lagoas são constantes, assim como aos condutores de veículos que trafegam por essas  ruas.

Os bairros de Paranapungá e Vila Nova são os bairros que apresentam a maior quantidade de ruas esburacadas em razão de obras de implantação de rede de esgoto executadas pela Sanesul. As obras foram iniciadas no ano passado, mas até agora não foram concluídas. Os moradores do bairro Paranapungá estão revoltados com a situação destas ruas. “As ruas do bairro estão todas esburacadas, está difícil transitar. Se não taparem esses buracos, vão acontecer muitos acidentes”, prevê a moradora, Edna Dias, que reclama ainda que, em algumas ruas foram pavimentou, mas o asfalto não chegou até o seu final. E arremata, dizendo “na rua da minha casa, pavimentaram dois trechos e deixaram o meio sem asfalto. Com esse período é de chuva, a rua vira um lamaceiro, fica difícil até entrar em casa, o transtorno é terrível”.

Para o aposentado, José Salvino Filho, está faltando fiscalização por parte da prefeitura. “Se não tem fiscalização, as empreiteiras fazem o que querem”, comentou.  O comerciante, Gilson Nunes Coutinho, disse que devido a buraqueira verificada na rua Anis Irabe, muitos motoristas estão desviando o trajeto por outras vias, o que tem prejudicado também aqueles que têm estabelecimento comercial nesta rua.

Na manhã de ontem, durante o RCN Notícias da rádio Cultura FM, 106,5,  vários ouvintes ligaram para a emissora, como também mandaram mensagem através do whatsApp  reclamando da situação de diversas ruas da cidade. De acordo com os ouvintes, há ruas que estão há meses com valetas e buracos abertos e ninguém toma providências. No bairro Vila Nova, por exemplo, a Sanesul iniciou e não concluiu as obras de esgoto e deixou diversas ruas esburacadas. Neste período de chuvas, algumas valetas ficam cheias de água, tornando-se uma verdadeira armadilha para os condutores de veículos, principalmente, motociclistas e ciclistas.

Há mais de um mês o Jornal do Povo vem tentando entrevistar o engenheiro  Calábria da Sanesul para saber sobre o andamento das obras de implantação da rede de esgoto na cidade e quando serão realizados os serviços de recuperação das ruas por causa dos serviços executados, mas a informação na empresa é que  não está na cidade, pois se encontra, invariavelmente, todas às vezes que é procurado, viajando para Campo Grande. O gerente regional da Sanesul, não responde às solicitações para se informar a população e nem atende as ligações, evidenciando com esta conduta o descaso para informar e esclarecer a conduta da empresa em Três Lagoas.

Quando foi celebrado contrato de renovação para continuar explorando os serviços de água e esgoto em Três Lagoas, a Sanesul se comprometeu fechar os buracos no prazo mínimo de três dias e, no máximo em cinco dias. Entretanto, o Jornal do Povo tem verificado que em determinadas ruas valetas e buracos estão abertos há meses. No bairro de Vila Nova, por exemplo, o serviço não foi concluído, porém não tem nenhuma equipe  trabalhando na obra ou executado reparos na malha asfáltica.

População reclama da inércia dos vereadores

Os moradores de diversos bairros da cidade alegam que a cidade está um caos, apresentando ruas esburacadas, terrenos tomados pelo mato, insetos e lixo e que  os vereadores não se manifestam e nem tomam posição diante desta situação. Alegam que há uma omissão generalizada por parte dos integrantes da Câmara Municipal. O técnico em eletrônica, Delso Brito da Silva, morador do Jardim Vendrel, disse que o bairro está abandonado, cheio de mato e ruas esburacadas, e que nenhum vereador passa pelo local para ouvir as reclamações dos moradores.

“Os vereadores só passam no bairro em época de campanha, fora esse período, eles somem. A cidade está abandonada e você não vê nenhum vereador cobrando providencias, só querem receber os seus salários e viajar por conta do povo”, comenta.

O aposentado Nercil Ribeiro, morador do bairro Paranapungá, também reclama da falta de providência dos vereadores diante de tantos problemas que a cidade apresenta. “Você não vê vereador passando pelos bairros, eles estão preocupados apenas em receber seus salários e nada mais, não estão nem ai com a cidade. Na hora de pedir voto, eles sabem bater na porta da casa da gente”, desabafa.

As redes sociais estão tomadas de comentários cobrando uma postura  mais séria e de acordo com a defesa dos interesses da população. Um internauta, por exemplo, ao receber pelo facebook os parabéns de um vereador pelo seu aniversários, teceu duras criticas em relação a postura do parlamentar e da Câmara Municipal ao agradecer a lembrança pela data natalícia. Aproveitou para desabafar o seu descontentamento.

De acordo com o comentário, o internauta agradeceu pelos cumprimentos pelo aniversário e postou o seguinte: “ Muito obrigado vereador, e saiba que lhe desejo o mesmo. Principalmente “luz”, que Deus ascenda um holofote sob sua cabeça para que o senhor realmente passe a se preocupar com as famílias de Três Lagoas, principalmente as crianças. Não sei se o senhor sabe, mas elas correm o risco de ficar sem aulas por falta de merenda escolar, porque a prefeitura na administração do seu PMDB, faz uma administração equivocada … O gasto do senhor e de seus companheiros na Câmara é uma vergonha, em uma cidade que está nesta situação…”, concluiu.