Veículos de Comunicação

Oportunidade

Saúde ministra palestras para lembrar Dia Mundial de Luta Contra Aids

Não há cura para a infecção, mas a Aids pode ser controlada

A Secretaria de Saúde de Aparecida do Taboado realiza, por intermédio do Núcleo de Apoio de Saúde da Família (NASF), palestras em todas as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) para lembrar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, comemorado no dia 1º de Dezembro.

De acordo com Cintia Lalucci, coordenadora de Atenção Básica, as palestras ocorrerão de 5 a 18 de dezembro. O cronograma iniciará na UBSF Vila Pereira, no dia 5, às 7h30; no dia 09, será na UBSF Jardim do Lago, às 7h30; no dia 10 na UBSF São Jerônimo, às 7h30; no dia 11 na UBSF Jardim das Flores, às 7h; no dia 16 na UBSF Central, às 8h; e no dia 18 na UBSF Vila Barbosa, às 7h.

O vírus da imunodeficiência humana (HIV, na sigla em inglês) que causa a Aids é transmitido via sangue, sêmen e leite materno. Não há cura para a infecção, mas a Aids pode ser controlada por muitos anos com coquetéis de drogas antivirais.

Segundo dados do Ministério da Saúde, houve um aumento enorme dos casos de Aids entre os jovens. O aumento é de mais de 50% em seis anos. Conforme a Secretaria de Saúde, o principal motivo é o comportamento sexual dos jovens. “A aids é uma doença grave, que causa sofrimento e não tem cura.  A pessoa que contrai o vírus vai ter que tomar remédio a vida inteira,”, alerta Luciano Silva, secretário de Saúde.

Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) mostram que, em 2013, 35 milhões de pessoas estavam vivendo com o HIV, 2,1 milhões de pessoas foram infectadas com o vírus e 1,5 milhão de pessoas morreram de Aids.