A Petrobras informou ao Jornal do Povo, que está tomando providências para dar continuidade ao transporte de duas peças que serão utilizadas na fábrica de fertilizantes nitrogenados, em Três Lagoas, e que estão embarcadas há seis meses e paradas em balsa no rio Paraná, em Porto Epitácio.
As peças importadas da China e que custaram á Petrobras R$ 16 milhões, fazem parte de um conjunto de 11 equipamentos adquiridos para instalação da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados – UFN III, estão sendo transportados por logística fluvial pela Hidrovia Tietê-Paraná, sendo que nove já foram entregues no canteiro de obras em abril de 2014.
O transporte destas duas peças foi iniciado em outubro de 2014 e interrompido quando houve a rescisão contratual com o Consórcio UFN3, em dezembro do ano passado. Os equipamentos, segundo a estatal, estão sob vigilância e preservados adequadamente para evitar quaisquer danos ou prejuízos. Na nota enviada ao Jornal do Povo, a Petrobras informa que “ está tomando as providências necessárias para a continuidade desse transporte, respeitando os requisitos legais e técnicos necessários para a contratação do serviço”. Entretanto, não dá informações sobre a retomada das obras da UFN III, que estão há quase sete meses paralisadas e sem previsão de ser concluída, embora, esteja com 82% da sua fase de instalação executada.